Tribuna Expresso

Perfil

Automobilismo

Latvala mais rápido na abertura do Rali da Suécia

O hipódromo de Karlstad foi palco da Superespecial de abertura do Rali da Suécia, segunda prova do Campeonato do Mundo, com o finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC) a ser o primeiro comandante da prova

Pedro Roriz

NIKOS MITSOURAS / EPA

Partilhar

Com escassos 1900 metros de extensão, a classificativa especial de abertura do Rali da Suecia serviu para mostrar os carro aos milhares de espectadores, que apesar do frio (-8º) não quiseram perder a oportunidade de ver os pilotos em ação no primeiro dia de competição, no qual nada se ganha mas tudo se pode perder.

É por isso que as diferenças são escassas, com os cinco primeiros a caberem no mesmo segundo. O belga Thierry Neuville, autor do segundo tempo, ficou a seus decimas do finlandês, havendo depois diferenças de um décimo entre os seguintes, o espanhol Dani Sordo, o estónio Ott Tanak e o francês Sébastein Ogier, que espera que esta sexta-feira não haja muita neve solta na estrada para não ser muito penalizado, uma vez que sera o primeiro a arrancar para a estrada.

O norueguês Olé Christian Veiby, que fecha o “top ten”, foi o mais rápido entre os RC2, ao bater por um segundo o sueco Pontus Tidemand e o seu compatriota Henning Solberg.

A etapa de hoje

Esta sexta-feira, a maior parte do dia do rali decorre na vizinha Noruega, onde os concorrentes passarão duas vezes por três especiais, desenhadas junto à fronteira dos dois países, antes de regressarem a Torsby, onde os espera a derradeira classificativa do dia, que será repetida no domingo como “Power Stage”.

Classificação geral:

1.º, Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla (Toyota Yaris WRC), 1m34,1s;
2.º, Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC), a 0,6s;
3.º, Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 Coupé WRC), a 0,7s;
4.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Fiesta WRC), a 0,8s;
5.º, Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC), a 0,9s;
6.º, Mads Ostberg/Ola Floene (Ford Fiesta WRC), a 1,2s;
7.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen C3 WRC), a 2,0s;
8.ºs, Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) e Juho Hanninen/Kaj Lindstrom (Toyota Yaris WRC), a 2,1s;
10.º, Ole Christian Veiby/Stig Rune Skjaermoen (Skoda Fabia R5), a 2,4s.

Estão classificadas mais 31 equipas.