Tribuna Expresso

Perfil

Automobilismo

WTCC de Marraquexe: Tiago Monteiro na 'pole'

Na corrida de abertura, o português terá uma tarefa complicada uma vez que vai sair da 10ª posição da grelha e os muros do traçado marroquino obrigam a muitos cuidados nas manobras de ultrapassagem

Pedro Roriz

Tiago Monteiro tem 40 anos e compete no WTCC

FADEL SENNA/GETTY

Partilhar

O português Tiago Monteiro (Honda Civic) garantiu a “pole position” para a primeira corrida principal do WTCC que tem lugar amanhã no traçado citadino de Marraquexe. Contudo, na corrida de abertura, o português terá uma tarefa complicada uma vez que vai sair da 10ª posição da grelha e os muros do traçado marroquino obrigam a muitos cuidados nas manobras de ultrapassagem.

Mais rápido na Q2, Tiago Monteiro foi o último dos cinco primeiros a entrar em acção na Q3 e depois de ter garantido da “pole”, sendo o único a chegar ao segundo “21”, não escondia a satisfação e reconhecia que «o campeonato não podia ter começado melhor forma, mas amanhã é outro dia e vai ser complicado, em particular na primeira corrida, mas estou muito contente com a volta que fiz e com o trabalho feito pela equipa durante o defeso».

O argentino Nestor Girolani (Volvo S60) assumiu o papel de principal opositor do português, ao tirar partido da evidente evolução que os carros da marca sueca revelam desde a estreia o ano passado.

O húngaro Norbert Michelisz (Honda Civic), companheiro de equipa de Tiago Monteiro, o inglês Robert Huff (Citroen C-Elysée) e o marroquino Mehdi Bennani (Citroen C-Elysée) completaram o lote de pilotos envolvidos no Q3, com o inglês a poder ser um dos mais sérios opositores dos pilotos da Honda.

De assinalar que o francês Yann Ehrlacher (Lada Vesta), um estreante, vai alinhar na “pole position” para a corrida de abertura, como consequência de ter sido o 10.º na Q2, enquanto Tiago Monteiro vai largar da frente para a corrida principal, que tem mais três voltas do que a corrida de abertura.

Grelhas de partida

Corrida de abertura

1.ª linha – Yann Ehrlacher; Ryo Michigami; 2.ª linha – Tom Chilton; Thed Bjork; 3.ª linha – Nicky Catsburg; Mehdi Bennani; 4.ª linha – Robert Huff; Norbert Michelisz; 5.ª linha – Nestor Girolani; Tiago Monteiro. Alinham mais cinco pilotos.

Corrida principal

1.ª linha – Tiago Monteiro (Honda Civic), 1’21,792; Nestor Girolani (Vovo S60), 1’22,031”; 2.ª linha – Norbert Michelisz (Honda Civic), 1’22,097”; Robert Huff (Citroen C-Elysée), 1’22,309”; 3.ª linha – Mehdi Bennani (Citroen C-Elysée), 1’22,412”; Nicky Catsburg (Volvo S60), 1’22,692”; 4.ª linha – Thed Bjork (Volvo V60), 1’22,797”; Tom Chilton (Citroen C-Elysée), 1’22,813”; 5.ª linha – Ryo Michigami (Honda Civic), 1’23,034”; Yann Ehrlacher (Lada Vesta), 1’23,063”. Alinham mais cinco pilotos.

Partilhar