Tribuna Expresso

Perfil

Automobilismo

Francisco Mora inicia defesa do título no Autódromo do Estoril

O Autódromo do Estoril recebe, este fim de semana, a prova de abertura do CNV (Campeonato Nacional de Velocidade) que é, também, a primeira do Troféu Ibérico da disciplina

Pedro Roriz

Partilhar

O Troféu Ibérico é consequência da vontade de aumentar o número de participantes nas competições dos dois países mas resta saber se a iniciativa terá o sucesso que outras anteriores, em várias disciplinas não tiveram.

Para já, a presença espanhola limita-se a Amália Vinyes (Seat Leon Cup Racer) e Luis Llobet/Max Llobet (Seat Leon Cup Racer), cujos carros se juntam aos 10 das equipas portuguesas.

Campeão em título, Francisco Mora (Seat Leon), que volta a correr sozinho, inicia a defesa do ceptro perante uma concorrência que promete tudo fazer para o impedir de revalidar a conquista.

Uma das novidades do ano é a presença da Kia, com um Cee’D entregue a José Pedro Faria e João Baptista, e outra a alteração de várias duplas que competiram o ano passado.

Estão neste caso, Manuel Gião, um dos vice-campeões, o outro foi Francisco Abreu, vai dividir o volante do Seat Leon Cup Racer, com Ricardo Gomes, Nuno Baptista (Seat Leon), que deixa a companhia da Francisco Carvalho, para ter a seu lado Edgar Florindo, e César Machado (Seat Leon Cup Racer), que troca Rafael Lobato por Manuel Pedro Fernandes.

Em contrapartida, Francisco Abreu (VW Golf GTi) e Francisco Carvalho (Seat Leon) juntam-se a Francisco Mora no lote dos que correm a “solo”, enquanto Rafael Lobato (Audi RS3 LMS) vai fazer equipa com o regressado Patrick Cunha.

Calendário

O Campeonato Nacional de Velocidade passa pelos quatro traçados portugueses (Estoril, Vila Real, Braga e Portimão) e faz uma incursão a Espanha (Jarama), de acordo com o seguinte calendário

Data Circuito Organizador
29/30 de Abril Estoril Motor Clube do Estoril
10/11 de Junho Jarama
8/9 de Julho Vila Real Clube Automóvel de Vila Real
2/3 de Setembro Braga Clube Automóvel do Minho
21/22 de Outubro Portimão AIA Motor Clube