Tribuna Expresso

Perfil

Automobilismo

Rali da Argentina: Sébastien Ogier na frente

O francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC) é o primeiro comandante do Rali da Argentina, quinta prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), depois de ter sido o mais rápido na Super Especial desenhada nas ruas de Córdoba

Pedro Roriz

Massimo Bettiol/GETTY

Partilhar

Vinte e duas equipas, o número mais baixo até ao momento, arrancaram para a prova argentina que, de ano para ano, tal como sucede com o México, tem vindo a perder participantes, o que pode vir a colocar em causa a sua permanência no campeonato.

Como vem sendo hábito, o começo aconteceu nas ruas de Córdoba, ainda que com um traçado diferente do dos anos anteriores, e o campeão do mundo impôs-se de forma clara ao bater por quase um segundo (0,9”), em escassos 1 750 metros, o inglês Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC) e o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 Coupé WRC), diferença de tempo significativa para uma distância tão curta.

E se o francês considerava que «não foi mau e o carro esteve impecável», o inglês afirmava que «a Super Especial é muito bonita e a diferença de tempo não é preocupante» e o espanhol admitia que «podia ter andado mais depressa».

Já o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC), quarto a 1,6”, talvez lembrando-se do sucedido na Suécia, onde perdeu uma rali numa Super Especial, reconhecia que «cometi um erro na primeira curva e a partir daí não forcei».

Mas o rali começa, verdadeiramente, hoje com 139,68 km divididos por oito classificativas.

A etapa de hoje

A dupla passagem pelas classificativas de San Agustin – Villa General Belgrano (19,95 km), Amboy – Santa Mónica (20,44 km), Santa Rosa – San Agustin (23,85 km) e Fernet Branca (6,04 km) marca o segundo dia da prova argentina, que decorre entre a tarde e a madrugada, em termos de horas europeias.

Classificação geral, após a 1.ª PC – 1.º, Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC), 1’53,8”; 2.º, Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) e Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 Coupé WRC), a 0,9”; 4.º, Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC), a 1,6”; 5.º, Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla (Toyota Yaris WRC), a 2’1”; 6.º, Mads Ostberg/Ola Floene (Ford Fiesta WRC), a 2,4”; 7.º, Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai i20 Coupé WRC), a 2,5”; 8.º,

Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen C3 WRC), a 2,7”; 9.º, Ott Tanak/Raigo Molder (Ford Fiesta WRC), a 3,1”; 10.º, Juho Hanninen/Kaj Lindstrom (Toyota Yaris WRC), a 3,8”. Estão classificadas mais 12 equipas.