Tribuna Expresso

Perfil

Automobilismo

Lewis Hamilton recordista das pole position à chuva

A forte chuvada que caiu sobre o traçado italiano de Monza atrasou, quase quatro horas, a sessão de qualificação para o GP de Itália na qual o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) se tornou o melhor qualificado das “pole position” de sempre

Partilhar

Foi a 69.ª “pole” do piloto da Mercedes que desfez a seu favor a igualdade que tinha estabelecido com o alemão Michael Schumacher, a semana passada, em Spa. Mas está foi uma sessão de qualificação atípica, em consequência das condições atmosféricas.

É que, na passada sexta-feira, foi possível cumprir o programa com as duas sessões de treinos livres a decorrerem de forma normal e com o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) a registar o melhor tempo, à frente do inglês Lewis Hamilton (Mercedes) e dos dois pilotos da Ferrari, para desespero dos “tiffosi” que queriam ver os carros vermelhos de Maranello na frente.

Este sábado, porém, a chuva apareceu e com tal intensidade que apenas sete pilotos marcaram tempos, na terceira sessão de treinos livres, embora todos tivessem saído para a pista para perceber o funcionamento de pneus de chuva na Pirelli, naquelas condições. E nessa altura foram os pilotos da Williams, o brasileiro Felipe Massa e o canadiano Lance Stroll, a fazer os melhores tempos.

Quando a qualificação começou a pista estava molhada e poucos minutos depois do arranque da Q1 o francês Romain Grosjean (Haas) entrou em “acquaplaning”, em plena recta da meta, bateu, a sessão foi interrompida para o carro ser retirado da pista, e a qualificação só recomeçou passadas mais de três horas.

E se à partida se sabia que os homens da Red Bull iam partir do fundo da grelha, como consequência das mudanças efetuadas na motorização dos seus carros, não se esperava que o canadiano Lance Stroll (Williams) assegurasse um lugar na primeira linha da grelha ao lado de Lewis Hamilton.

É que a chuva que abrandou, durante a segunda parte da Q1 e a Q2, voltaria em força na Q3, levando aqueles que saíram para a pista com pneus intermédios a irem de imediato às “boxes” montar pneus de chuva.