Tribuna Expresso

Perfil

Automobilismo

WTCC: Ningbo Internacional Speedpark sem Tiago Monteiro

A ausência do português Tiago Monteiro, que comanda o campeonato, marca o regresso à ação do WTCC, depois de três semanas de férias

Pedro Roriz

Getty

Partilhar

Como consequência será o veterano italiano Gabriele Tarquini a guiar o Honda Civic de Tiago Monteiro, que continua em fase de recuperação depois do violento despiste ocorrido, a 6 de setembro, numa sessão de testes, no traçado de Barcelona.

O piloto passou semana e meia num hospital na cidadã catalã, regressou ao Porto, mas, de acordo com a opinião dos médicos que o acompanham, não está, ainda, em condições de competir.

Daí a sua ausência na estreia do novo traçado chinês, onde o argentino Nestor Girolami (Volvo S60) assegurou a primeira “pole position” da sua carreira no WTCC, depois de Gabriele Tarquini ter sido o mais rápido na Q2 e ser o último a entrar em ação na Q3.

Só que o italiano, na ânsia de garantir a primeira posição da grelha para a corrida principal, exagerou e, com o asfalto cada vez mais molhado, como consequência ao aumento da chuva, não evitou uma saí de pista, que o relegou para o quinto lugar da grelha de partida.

Como consequência, é o húngaro Norbert Michelisz (Honda Civic) a partilhar a primeira linha da grelha com o argentino, enquanto o sueco Thed Bjork (Volvo S60), o mais direto adversário de Tiago Monteiro na luta pelo título, registou o terceiro tempo.

Para a corrida de abertura, será o francês Yann Ehrlacher (Lada Vesta) a partir da primeira posição, depois de ter averbado o 10.º tempo na qualificação.

Grelhas de partida

Corrida de abertura1.ª linha: Yann Ehrlacher (Lada Vesta); John Filippi (Citroen C-Elysee); 2.ª linha: Nicky Catsburg (Volvo S60); Esteban Guerrieri (Chevrolet Cruze); 3.ª linha: Tom Chilton (Chevrolet Cruze); Gabriele Tarquini (Honda Civic); 4.ª linha: Robert Huff (Citroen C-Elysée); Thed Bjork (Volvo V60); 5.ª linha: Norbert Michelisz (Honda Civic); Nestor Girolani (Volvo S60). Alinham mais seis pilotos

Corrida principal1.ª linha: Nestor Girolami, 1’58,049” ; Norbert Michelisz, 1’58,369”; 2.ª linha: Thed Bjork, 1’58,536; Robert Huff, 1’58,857”; 3.ª linha: Gabriele Tarquini, 2’01,040; Tom Chilton, 1’59,460”; 4.ª linha: Esteban Guerrieri, 1’59,896”; Nicky Catsburg 2’,00,025”; 5.ª linha: John Filippi, 2’00,265”; Yann Ehrlacher, 2’00,641” Alinham mais seis pilotos