Tribuna Expresso

Perfil

Automobilismo

WRC – DAYINSURE WALES RALLY GB Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC) imparável

O inglês Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC) está a 41,17 km de vencer, pela primeira vez uma prova do WRC

Pedro Roriz

Partilhar

E se ontem o seu desempenho pode ser considerado uma surpresa, o inglês para que não houvesse dúvidas quanto à sua superioridade, nas florestais galesas, foi o mais rápido em seis das nove especiais do dia, com a particularidade de se ter imposto nas cinco primeiras e na última.

Como consequência, Elfyn Evans parte, para o derradeiro dia da competição, com 53,1” de avanço sobre o francês Sébastien Ogier, o quer dizer que pode perder um segundo por quilómetro que a vitória será sua.

Por sua vez, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC), que ainda pode adiar a decisão do título para a Austrália, é terceiro a escassos 0,5” do francês, com os dois a terem de forçar o andamento para pressionarem o comandante.

O finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC), em quarto, é o melhor dos pilotos da marca japonesa, enquanto o seu compatriota Juho Hanninen terminava a sua ligação à Toyota com um despiste, contra uma árvore, e o inglês Kris Meeke (Citroen C3 WRC), em sétimo é o melhor dos homens da marca francesa.

A exemplo do que sucede desde o início do rali, o sueco Pontus Tidemand (Skoda Fabia R5) continua no comando dos RC2 e parece lançado para mais um triunfo na categoria.

A etapa de amanhã

A prova galesa termina com cinco especiais (41,17 km), que são uma dupla passagem por Alwen (10,41 km) e Brenig (6,43 km), com a segunda passagem por esta a funcionar como Power Stage, e Gwydir (7,49 km), que separa as duas passagens pelas outras classificativas.

Classificação geral, após a 3.ª etapa – 1.º, Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC), 2.32’39,2”; 2.º, Sébastien Ogier/Julian Ingrassia (Ford Fiesta WRC), a 53,1”; 3.º, Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC), a 53,6”; 4.º, Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota Yaris WRC), a 57,7”; 5.º, Andreas Mikkelsen/Anders Jaegger (Hyundai i20 Coupé WRC), a 1’03,6”; 6.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Fiesta WRC), a 1’06,1”; 7.º, Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen C3 WRC), a 1’27,6”; 8.º, Hayden Paddon/Sebastian Marshall (Hyundai i20 Coupé WRC), a 2’04,0”; 9.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC), a 2’41,0”; 10.º, Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 Coupé WRC),

3’35,8”; 11.º, Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda Fabia R5), a 9’02,1”. Estão classificadas mais 36 equipas.