Tribuna Expresso

Perfil

Automobilismo

WRC – DAYINSURE WALES RALLY GB - Tripla festa da M-Sport

A vitória do Inglês Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC) e a conquista dos títulos mundiais de pilotos (Sebastien Ogier) e de marcas (M-Sport) fizeram com que a prova inglesa entre na história da equipa dirigida por Malcolm Wilson

Pedro Roriz

Partilhar

Numa altura em que o campeão do mundo ainda não definiu porque equipa vai competir em 2018, esta tripla vitória da estrutura dirigida pelo inglês pode levar a Ford a “abrir os cordões à bolsa” e aumentar de forma significativa o apoio à M-Sport, condição exigida por Sebastien Ogier para permanecer na equipa.

É que a marca da oval reconquistou o título, depois de ter visto Citroen (cinco vezes) e VW (quatro vezes) dominarem na última década.

Foi, talvez, o mais difícil dos títulos conquistados por Sebastian Ogier, que só ganhou duas provas (Monte Carlo e Portugal), mas que tirou partido da regularidade, uma vez que terminou nove das 12 provas no pódio.

A prova inglesa foi ganha por Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC), que inscreveu, pela primeira vez, o nome na lista dos vencedores de provas do campeonato do mundo. Isto poderia já ter acontecido na Argentina, onde perdeu o rali, por 0,7”, em consequência de um “toque” na derradeira especial, o que permitiu ao belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC) vencer.

A vitória do Elfyn Evans é incontestável, tal a superioridade demonstrada a partir do momento (segunda especial) em que assumiu o comando que manteve até final.

Na derradeira tentativa de adiar a decisão do título para a Austrália, Thierry Neuville assegurou o segundo lugar, mas isso não foi suficiente, com o belga a poder queixar-se de si próprio, com os erros cometidos em Monte Carlo e na Suécia, onde tinha a vitória ao alcance da mão, a puderem ter ajudado ao desfecho do campeonato.

No derradeiro dia da prova inglesa, assistiu-se a um intenso duelo, pelo quarto lugar, entre o norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 Coupé WRC) e o finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC) que terminaram separados por 0,6”, com vantagem do piloto da marca sul-coreana.

Classificação – 1.º, Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC), 2.57’00,6”; 2.º, Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC), a 37,3”; 3.º, Sébastien Ogier/Julian Ingrassia (Ford Fiesta WRC), a 45,2”; 4.º, Andreas Mikkelsen/Anders Jaegger (Hyundai i20 Coupé WRC), a 49,8”; 5.º, Jari-Matti

Latvala/Mikka Anttila (Toyota Yaris WRC), a 50,4”; 6.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Fiesta WRC), a 1’02,3”; 7.º, Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen C3 WRC), a 1’20,5”; 8.º, Hayden Paddon/Sebastian Marshall (Hyundai i20 Coupé WRC), a 2’16,3”; 9.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC), a 2’46,5”; 10.º, Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 Coupé WRC), 3’30,5”; 11.º, Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda Fabia R5), a 10’11,6” (1.º RC2). Classificaram-se mais xx equipas

Classificação dos “Mundiais”, depois da prova inglesa:

PILOTOS – 1.º, Sébastien Ogier, 215 pontos; 2.º, Thierry Neuville, 183; 3.º, Ott Tanak, 169; 4.º, Jari-Matti Latvala, 136; 5.º, Elfyn Evans, 118; 6.º, Dani Sordo, 95; 7.º, Juho Hanninen, 71; 8.º, Kris Meeke, 70; 9.º, Craig Breen, 64; 10.º, Hayden Paddon, 59; 11.º, Andreas Mikkelsen, 52; 12.º, Esapekka Lappi, 51; 13.º, Teemu Suninen, 29; 14.º, Mads Ostberg, 29; 15.º, Stéphane Lefebvre, 28; 16.º, Jan Kopecky, 7; 17.º, Pontus Tidemand, 4; 18.º, Eric Camilli, 3; 19.º, Stéphane Sarrazin e Armin Kremer, 2; 21.º, Bryan Bouffier, Yohan Rossel e Ole Christian Veiby, 1

MARCAS – 1.º, M-Sport World Rally Team, 398 pontos; 2.º, Hyundai Motorsport, 305; 3.º, Toyota Gazoo Racing World, 241; 4.º, Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team, 210

Próxima prova – Kennards Hire Rally Australia, de 17 a 19 de Novembro

Os campeões

O francês Sébastien Ogier conquistou o quinto título mundial e tornou-se no segundo piloto com mais campeonatos conquistados e passa a ser o segundo piloto, o outro é o alemão Walter Rohrl (Fiat e Audi), que o fez com duas marcas diferentes.

Nesse capítulo destaque para o finlandês Juha Kakkkunen, tetra-campeão, com carros de três construtores diferentes (Peugeot, Lancia e Toyota).

Em termos de marcas, a Ford conquista o quarto título, dez anos depois de o ter alcançado pela última vez, e iguala a VW, ainda que a marca alemã os tenha arrebatado em quatro anos seguidos.

CAMPEÕES DO MUNDO

PILOTOS

Ano Piloto Carro

1979 Bjorn Waldegaard Ford Escort RS/Mercedes 450 SLC 5.0

1980 Walter Rohrl Fiat Abarth 131

1981 Ari Vatanen Ford Escort RS

1982 Walter Rohr Opel Ascona 400

1983 Hannu Mikkola Audi Quattro

1984 Stig Blomqvist Audi Quattro/Audi Sport Quattro

1985 Timo Salonen Peugeot 205 T16/Peugeot 205 T16 E2

1986 Juha Kankkunen Peugeot 205 T16 E

1987 Juha Kankkunen Lancia Delta HF 4WD

1988 Miki Biasion Lancia Delta HF 4WD/Lancia Delta Integrale

1989 Miki Biasion Lancia Delta Integrale

1990 Carlos Sainz Toyota Celica GT-4

1991 Juha Kakkunen Lancia Delta Integrale

1992 Carlos Sainz Toyota Celica Turbo 4WD

1993 Juha Kankkunen Toyota Celica Turbo 4WD

1994 Didier Auriol Toyota Celica Turbo 4WD

1995 Colin McRae Subaru Impreza 555

1996 Tommi Makkinen Mitsubishi Lancer Evolution

1997 Tommi Makkinen Mitsubishi Lancer Evolution

1998 Tommi Makkinen Mitsubishi Lancer Evolution

1999 Tommi Makkinen Mitsubishi Lancer Evolution

2000 Marcus Gronholm Peugeot 206 WRC

2001 Richard Burns Subaru Impreza WRC

2002 Marcus Gronholm Peugeot 206 WRC

2003 Petter Solberg Subaru Impreza WRC

2004 Sebastien Loeb Citroen Xsara WRC

2005 Sebastien Loeb Citroen Xsara WRC

2006 Sebastien Loeb Citroen Xsara WRC

2007 Sebastien Loeb Citroen C4 WRC

2008 Sebastien Loeb Citroen C4 WRC

2009 Sebastien Loeb Citroen C4 WRC

2010 Sebastien Loeb Citroen C4 WRC

2011 Sebastien Loeb Citroen DS3 WRC

2012 Sebastien Loeb Citroen DS3 WRC

2013 Sebastien Ogier VW Polo R WRC

2014 Sebastien Ogier VW Polo R WRC

2015 Sebastien Ogier VW Polo R WRC

2016 Sebastien Ogier VW Polo R WRC

2017 Sebastien Ogier Ford Fiesta WRC

TÍTULOS POR PILOTO

N.º Piloto

9 – Sebastien Loeb

5 – Sebastien Ogier

4 – Juha Kankkunen, Tommi Makinen

2 – Miki Biasion, Marcus Gronholm, Carlos Sainz, Walter Rohrl

1 – Didier Auriol, Stig Blomqvist, Richard Burns, Colin McRae, Hannu Mikkola, Timo Salonen, Petter Solberg, Ari Vatanen, Bjorn Waldegaard

MARCAS

Ano Marca

1973 Renault-Alpine

1974 Lancia

1975 Lancia

1976 Lancia

1977 Fiat

1978 Fiat

1979 Ford

1980 Ford

1981 Talbot

1982 Audi

1983 Lancia

1984 Audi

1985 Peugeot

1986 Peugeot

1987 Lancia

1988 Lancia

1989 Lancia

1990 Lancia

1991 Lancia

1992 Lancia

1993 Toyota

1994 Toyota

1995 Subaru

1996 Subaru

1997 Subaru

1998 Mitsubishi

1999 Toyota

2000 Peugeot

2001 Peugeot

2002 Peugeot

2003 Citroen

2004 Citroen

2005 Citroen

2006 BP-Ford WRT

2007 BP-Ford WRT

2008 Citroen Total WRT

2009 Citroen Total WRT

2010 Citroen Total WRT

2011 Citroen Total WRT

2012 Citroen Total WRT

2013 Volkswagen Motorsport

2014 Volkswagen Motorsport

2015 Volkswagen Motorsport

2016 Volkswagen Motorsport

2017 M-Sport WRT

TÍTULOS POR MARCAS

N.º Marca

10 – Lancia

8 – Citroen

5 – Peugeot

4 – Ford, Volkswagen

3 – Fiat, Subaru, Toyota

2 – Audi

1 – Mitsubishi, Renault-Alpine, Talbot