Tribuna Expresso

Perfil

Benfica

O ipsis verbis de Vieira: o Benfica está mais forte, Jesus não sabe planear e Jiménez será a maior venda de sempre

São estas as três ideias principais que se retiram da entrevista que o presidente do Benfica deu à TVI. Mas há mais temas para ler: Jorge Mendes, a recandidatura à liderança, Rafa e Luisão

Expresso

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica

tiago miranda

Partilhar

O mercado de transferências

O Benfica está mais forte. Preparámos esta época muito bem, principalmente nas posições que achámos importantes. Apostámos na juventude, o Benfica está muito mais novo e cada vez vai ficar mais novo. Partimos de uma premissa importante: muita experiência (os jogadores importantes) e abrir o leque a mais juventude. Nos próximos três, quatro anos, não precisaremos de investir. Há muitos rapazes que estão no Seixal que vão subir à primeira equipa; estamos devidamente apetrechados. Vão sair jogadores, claro, mas o reforço será feito pelos jovens do Seixal. Com a entrada do Rui Vitória - que é um grande treinador e um grande gestor de recursos humanos - houve uma mudança de paradigma. Ele conhece todos os jogadores do Seixal e nós temos miúdos que têm, pelo menos, oito anos de Seixal. Podem aparecer mais Renatos, mais Bernardos Silvas. Queremos fazer história: chegar ao tetra e afirmarmo-nos na Europa. Já tenho muita experiência: isto não é como começa, é como acaba. Temos uma identidade. Cada vez mais é natural que o Benfica ganhe. ”

Metas

Tínhamos um objetivo, o 3+1+50. Três campeonatos, uma final europeia, cinquenta títulos nas modalidades. Temos de continuar a sonhar com a final da Champions. No ano passado, o Bayern de Munique tremeu connosco. Não sucedeu, paciência.”

Jorge Jesus

Não tenho nada a apontar ao Jorge Jesus, a não ser o dia em que saiu da Luz, por opção dele. Ninguém lhe vai retirar os méritos, mas não podíamos planear nada com ele a longo nem a médio prazo. Ele tem uma maneira de trabalhar que hoje não serve ao Benfica. Planear com ele algo a três anos era algo impossível.

Luisão

“Há jogadores que vão bater o recorde de longevidade do Luisão. Ele é o meu companheiro deste percurso. O Benfica continua a contar com ele. O Luisão está forte e com motivação para ficar no Benfica. As críticas de Jorge Jesus sobre este assunto não me interessam, porque a relação dele com os jogadores... basta lembrar o que aconteceu no Jamor.”

Jorge Mendes

“Nós olhamos para o Jorge como um parceiro. Temos uma relação completamente aberta com a Gestifute. Dizemos o que queremos cobrar e ele retira a comissão. Não vamos fazer segredos com isto, é tudo aberto.”

Rafa

“Benfica, Sporting e FC Porto estiveram interessados no Rafa. O factor decisivo foi o Rafa. Se ele tivesse escolhido o Sporting, não ficava chateado. Já perdi jogadores antes, acha que fico chateado? O Benfica, se calhar, não foi o clube que lhe ofereceu mais dinheiro. Agora, futebolisticamente, o Rafa pode jogar em três posições e tem raça”,

Jiménez

“Ele vai justificar todo este investimento. É convicção minha de que ele vai ser um dos avançados mais procurados na Europa. Tenho este feeling: o Jiménez vai ser a transferência mais cara de sempre do futebol português”.

Novo mandato

“A menina dos meus olhos é o Seixal, é o projeto principal. Depois, queremos também afirmarmo-nos internacionalmente, na Europa e também na China, onde já temos academias. Também queremos estar mais fortes nas plataformas digitais, para ficarmos mais próximos dos sócios e dos benfiquistas.”

A análise aos rivais

“Estou focado apenas no Benfica. Isto não é demagogia. Eu não leio jornais, não vejo programas de TV. Tenho profissionais competentes, como o Domingos Soares de Oliveira, para trabalhar. Não me interessa entrar em tricas”.

O que é o Benfica

“É uma família, até dentro do balneário. Nós tínhamos uma lacuna, que era a sala de espera para as famílias dos jogadores, foi remodelada. O Benfica tem hoje uma estrutura profissional, liderada pelo Domingos, que está ao nível do top, top, top Europeu. Não há um passo que se dê que não seja dado primeiro pelo Benfica. Depois, é só copiar.”

  • Vieira: "Ainda bem que Jesus não está no Benfica"

    vídeo

    O presidente do Benfica disse, em entrevista à TVI, que no tempo do antigo treinador não era possível planear a vida do clube a longo prazo. Luís Filipe Vieira acrescenta que Rui Vitória é o treinador indicado para o Benfica, garante ainda que Luisão está feliz e fecha a porta a Taraabt, que segundo Vieira não volta a vestir a camisola do clube