Tribuna Expresso

Perfil

Benfica

Temos nove factos para discutir o Moreirense-Benfica

Às 20h45 (RTP1) decide-se quem disputará a final da Taça CTT com o Sp. Braga. Moreirense ou Benfica? Um dos clubes será apurado e, antes de assistir ao duelo, há certas coisas que deve saber

Filipa Bulha Pereira

PATRICIA DE MELO MOREIRA

Partilhar

Facto #1. Este é o vigésimo confronto entre os dois clubes. Derrotas? Sim, 17, do Moreirense. Empates? Também, 3. Se tirarmos os números e quisermos simplificar as coisas, é mesmo (mesmo) simples: em 20 jogos, o Benfica nunca perdeu contra o clube de Moreira de Cónegos.

Facto #2. Os três empates não foram recentes. Os últimos 10 confrontos entre os dois clubes ficaram marcados por vitórias do Benfica (só nos últimos 5, o Benfica somou 19 golos).

Facto #3. A Taça da Liga de 2012 (há quase 5 anos) foi a última vez que o Moreirense não perdeu frente ao clube da Luz. Aliás, foi o clube do norte que estreou o marcador. Lima falhou uma grande penalidade mas Cardozo, nos minutos finais, compensou esta falha e aproveitou uma outra penalidade para salvar o Benfica da derrota.

Facto #4. Nas Taças da Liga seguintes (2014/2015 e 2015/2016), o clube da Luz destacou-se com duas vitórias. 0-2 na primeira, 1-6 na segunda.

Facto #5. Esta é a segunda meia-final do Moreirense (de sempre!). A primeira foi na Taça de Portugal, em 1999/2000. Aí, perdeu em casa contra o Sporting por 0-1.

Facto #6. O Moreirense só perdeu dois jogos (nos últimos 11) da Taça da Liga (os dois contra...o Benfica). Mas esta época o clube de Moreira de Cónegos ainda não tem qualquer derrota na competição. Soma já três vitórias e um empate (será que depois do jogo de hoje se mantém invicto?).

Facto #7. Há 11 partidas consecutivas que o Benfica não perde (e nessas, só viu um único empate). E esmiuçando ainda mais os factos, nos últimos três jogos do clube, foram marcados 13 golos (sim, em 3 jogos).

Facto #8. E na Taça da Liga? Bem, há 42 encontros que a equipa de Rui Vitória não perde (e soma 14 vitórias consecutivas no torneio).

Facto #9. Por último (mas não menos importante, bem pelo contrário), o Benfica já disputou oito meias-finais neste torneio e só foi eliminado uma única vez, em 2012/2013, pelo SC Braga (com quem disputará a final, caso vença o jogo de hoje).