Tribuna Expresso

Perfil

Entrevistas Tribuna

Poeta? Estratega. Mourinho explica como se vence uma final europeia

Há maior estratega do que José Mourinho no futebol mundial? O treinador português mostrou que não, ao explicar, ponto por ponto, aos alunos da FMH e à Tribuna Expresso, como é que o Manchester United preparou - e ganhou - a final da Liga Europa ao Ajax (2-0)

Mariana Cabral e Nuno Botelho

José Mourinho esteve segunda-feira na Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa, a dar uma aula aos alunos da pós-graduação High Performance Football Coaching

Nuno Botelho

Partilhar

Faltavam ainda 80 minutos por jogar na Friends Arena, em Estocolmo, quando José Mourinho se virou para Rui Faria e pôs as mãos nas calças. A mensagem para o adjunto de sempre era clara: “Já os temos no bolso”.

A história foi contada pelo próprio treinador do Manchester United, esta segunda-feira, num dia dedicado ao High Performance Football Coaching, pós-graduação internacional da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa que tem o cunho pessoal de Mourinho, doutor honoris causa da instituição, e que já vai na segunda edição.

A Tribuna Expresso acompanhou a aula de Mourinho na íntegra e conversou com o treinador do Manchester United, que admitiu que, hoje em dia, dá mais importância à estratégia na sua forma de jogar. "Há treinadores que são muito mais radicalistas, se assim se pode dizer", disse.

"As pessoas olham para o nome do clube e pensam que tem de ganhar e tem de ganhar de forma 'XPTO', mas uma coisa é a dimensão do clube e outra coisa é a história do clube e outra coisa ainda é a atualidade do clube", acrescentou. "A maneira de ganhar? Estratégia. Vais mais para o campo do estratégico."

Leia o artigo completo e a entrevista a José Mourinho na edição de 10 de junho de 2017 do Expresso (AQUI)