Euro 2016

Perfil

Apelo de Marcelo à seleção: “Joguem a pensar nos portugueses”

“Tenho a certeza que vocês são os melhores, têm-no demostrado. São uma honra para Portugal, como em outras áreas como no domínio das artes ou ciência, que prestigiam o nome do nosso país”, vincou o Presidente na mensagem dirigida aos futebolistas

Lusa

José Carlos Carvalho

Partilhar

O Presidente da República recebeu ao fim da tarde desta terça-feira a seleção nacional de futebol no Palácio de Belém antes da partida para o Euro2016, e aproveirou o momento para pedir aos atletas que disputassem "jogo a jogo" com os portugueses no pensamento.

"Não vos vou dizer que espero que ganhem o campeonato. O senhor primeiro-ministro já vos disse. Eu sou mais contido. Espero que sejam sempre o que já são, os melhores. Como na vida, tudo se vai ganhando, passo a passo, jogo a jogo", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado, que confirmou presença no último jogo de Portugal na fase de grupos, a 22 de junho, pediu aos jogadores para não se esquecerem do povo português. "Peço que se lembrem dos portugueses que vibram convosco cada minuto, tanto os que vivem em Portugal como os muitos que vivem fora do território físico. Há um português no sítio mais inesperado do mundo e esses sofrem e apaixonam-se pelo que faz a equipa, porque para eles é mais difícil ser português", apelou.

Dentro do apoio dos portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa salientou a comunidade presente em França. "Terão a comunidade portuguesa em França em peso convosco. Os pais ou avós foram para lá e fizeram de Paris uma das grandes cidades com portugueses. Irão portugueses de todos os pontos da Europa. Tenho a certeza que vocês são os melhores, têm-no demostrado. São uma honra para Portugal, como em outras áreas como no domínio das artes ou ciência, que prestigiam o nome do nosso país", vincou.

O Presidente da República destacou também a presença na cerimónia do presidente da FIFA Gianni Infantino. "Vocês são campeões mesmo à partida, porque são do melhor que há no mundo. É também um prazer ter aqui o presidente da FIFA, um sinal de renovação e futuro. O que aqui está é do melhor que há no mundo, país pequenino que consegue ser muito. Acreditamos em vós como acreditamos em Portugal", concluiu.

Após os discursos, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu do presidente da Federação Portuguesa de Futebol Fernando Gomes uma camisola autografada pelos 23 jogadores convocados.

Portugal defronta a Estónia na quarta-feira, às 19h45, no Estádio da Luz, naquele que será o último encontro de preparação antes da estreia no Euro 2016, frente à Islândia, no dia 14, para o grupo F, no qual estão também inseridas a Hungria e a Áustria.