Euro 2016

Perfil

Governo alerta adeptos para “redobrada vigilância” em França

Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas elaborou um folheto específico para o campeonato em França, dirigido aos adeptos portugueses que vão acompanhar os treinos e os jogos da seleção nacional

Hugo Franco

Partilhar

DR

Os governos europeus estão atentos ao que se vai passar nos próximos dias em França durante o Campeonato da Europa de futebol. E a segurança está no topo das prioridades. Tal como aconteceu com o Foreign Office britânico, também a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas fez um alerta dirigido aos aos adeptos que vão acompanhar os jogos da seleção.

“Recomenda-se aos cidadãos nacionais em trânsito ou residentes naquele país que observem redobrada vigilância em locais públicos e se mantenham atentos a orientações e recomendações que venham a ser divulgadas pelas autoridades francesas”, pode ler-se no Portal das Comunidades.

O Governo preparou para o efeito um folheto com informações úteis "para quem pretende viajar para França, bem como conselhos para a conduta durante o período de permanência em território francês, sobretudo nos dias dos jogos", revela ao Expresso uma fonte oficial da Secretaria de Estado das Comunidades.

O documento contém também contactos de hospitais, clínicas e autoridades policiais nas cidades de Paris, Lyon e St. Etiènne, onde Portugal fará os três jogos da fase de grupos, para serem usados no caso de uma eventual emergência.

O folheto foi elaborado na Direção dos Serviços de Administração Consular e está a ser distribuído pelos postos consulares envolvidos, pela PSP e Federação Portuguesa de Futebol.