Euro 2016

Perfil

Chalana vs Ronaldo: Dois génios separados por 32 anos

O que une e o que separa o herói de Portugal no Euro84 e o Melhor do Mundo, que todos esperam que brilhe neste Euro-2016

Mário David Campos

Partilhar

Fernando Chalana entrou no Euro-84 quase como um ilustre desconhecido e saiu de lá como “o Pequeno Genial” ou “Chalanix”, por causa do farto bigode e da baixa estatura, a lembrar o herói gaulês da BD. No final da época, como prémio, acabaria por assinar pelo Bordéus, onde não viria a ser particularmente feliz, atormentado por inúmeras lesões. A verba conseguida com a sua transferência iria permitir a Fernando Martins, então presidente do Benfica, concluir o fecho do terceiro anel do velho Estádio da Luz.

Hoje, a figura nacional é Cristiano Ronaldo. O melhor do mundo dispensa apresentações, e para falar nele basta uma sigla. CR7 não precisa de mais fama, mas quer juntar ao recente título de campeão europeu de clubes – o terceiro da sua carreira – o que nunca conseguiu com a seleção: um troféu. E se isso, para ele, é uma “ideafix”, para os portugueses também.

Quem é quem

Chalana
Altura: 1,65 m
Internacionalizações A: 27
Golos pela seleção: 2
Idade no Euro 84: 25 anos
Clubes representados
Benfica (76-84); Bordéus (84-87); Benfica (87-90); Belenenses (90-91); Estrela da Amadora (91-92)

Cristiano Ronaldo
Altura: 1,89 m
Internacionalizações A: 125
Golos pela seleção: 56
Idade no Euro 16: 31 anos
Clubes representados
Sporting (2001-03) Manchester United (03-09) Real Madrid (09-...)

Moda

Chalana - Bigode farto e mal aparado, cabelo encaracolado e comprido, muita pilosidade – a imagem de marca do Pequeno Genial.

Cristiano Ronaldo - Cabelo impecavelmente penteado com gel. Brincos fora do relvado. Tatuagens nem pensar, porque Ronaldo é dador de sangue e poderia ficar impedido de o fazer. Depilação é imprescindível.

Alimentação

Chalana - Carboidratos, proteínas, vitaminas e muitos líquidos eram a base alimentar de quase todos os atletas de competição.

Cristiano Ronaldo - Têm um regime alimentar em função dos exames médicos, que realizam com regularidade. A base alimentar é a mesma, mas as quantidades e as vezes em que o fazem é cuidado ao pormenor.

Equipamento

Chalana - O material utilizado na confeção dos equipamentos era uma mistura de poliéster e algodão. Eram leves, mas não absorviam rapidamente a humidade o que tornava as camisolas pesadas no final de cada jogo. Calções curtos, como ditavam os anos 80. Marca Adidas.

Cristiano Ronaldo - Marca Nike. Muito mais leve, o equipamento é hoje feito a partir da reciclagem de garrafas e outros materiais. O sistema Dry-Fit permite a expulsão do suor para o exterior do tecido, fazendo com que evapore rapidamente.

Treino

Chalana - Os métodos introduzidos pelo sueco Ericksson, no Benfica, incluíam mais bola e esquemas táticos e menos cargas físicas.

Cristiano Ronaldo - Hoje, os atletas, além dos exercícios específicos individualizados, também têm uma especial preocupação com a recuperação – e Ronaldo está sempre em alta rotação durante quase um ano inteiro.

MAIS SOBRE O EURO2016 NA VISÃO DESTA SEMANA, QUINTA-FEIRA NAS BANCAS

DISPONÍVEL TAMBÉM: