Euro 2016

Perfil

França lança aplicação de telemóvel de alerta de atentado

O Governo francês lança hoje uma nova aplicação para telemóvel para alertar os utilizadores de eventuais ataques terroristas, numa altura de crescentes preocupações de segurança devido ao Euro 2016, que arranca na sexta-feira.

Lusa

© Gonzalo Fuentes / Reuters

Partilhar

A aplicação, que pode ser descarregada gratuitamente em francês e em inglês, vai enviar alertas "em caso de uma suspeita de ataque", indicou o Ministério do Interior, e completa o habitual dispositivo de alertas como as sirenes ou as instruções das forças de segurança.

Também irá alertar os utilizadores -- que têm de concordar em facultar os dados da sua localização -- relativamente a "acontecimentos inesperados" como uma rutura de uma barragem.

Os alertas devem surgir em menos de 15 minutos depois de um incidente ter sido confirmado pelas autoridades e serão personalizados de acordo com a exata localização do utilizador.

Os utilizadores da aplicação também vão poder monitorizar os alertas de um total de oito zonas geográficas diferentes, permitindo-lhes ver a situação dos locais onde se encontram familiares e amigos.

Segundo o ministério, a aplicação faculta ainda conselhos sobre como devem os utilizadores manter-se em segurança e informações à medida de cada situação em particular.

A ideia de criar a aplicação surgiu na sequência dos atentados terroristas em Paris, em novembro, com o primeiro-ministro, Manuel Valls, a pressionar para que entrasse em funcionamento a tempo do Euro2016.

O lançamento surge um dia depois de o Reino Unido ter advertido que os estádios e as 'fun zones' podem ser potenciais alvos para ataques durante o campeonato europeu de futebol.

Partilhar