Euro 2016

Perfil

Isto é o que acontece quando se choca de frente com Ronaldo

Novo anúncio da Nike conta a história de um adolescente que troca de corpo com Cristiano. É uma história de reaprendizagem

Catarina Nunes

D.R.

Partilhar

Não bastava à Nike ter acabado de assinar com Cristiano Ronaldo uma extensão do contrato de patrocínio por mais cinco anos, que, segundo a Forbes, vale cerca 13 milhões de dólares por ano. A marca de desporto aproveitou o arranque do Euro 2016 para lançar um novo anúncio em que Cristiano Ronaldo troca de corpo com um adolescente de um suburbio britânico.

O resultado é um filme realizado por Ringan Ledwidge (que também já tinha assinado a campanha da Nike "Winner Stays"), cuja criatividade está a cargo da agência de publicidade Wieden+Kennedy. Com uma duração de cinco minutos e 57 segundos (o mais longo na história da Nike), o anúncio "The Switch (A Troca)" mostra como o melhor jogador do mundo pode, de repente, ficar na contingência de ter de reapreender todos os toques, chutos e passes que lhe permitiram alcançar este estatuto.

Além de Cristiano Ronaldo, o anúncio conta ainda com a participação de outros jogadores como Ricardo Quaresma, Andre Gomes, José Fonte, Raheem Sterling, Joe Hart, Harry Kane, Chris Smalling, John Stones, Ross Barkley, Cedric Soares, Vieirinha, Raphael Varane, Anthony Martial, Sergi Roberto e Javier Mascherano.

Neste anúncio, os futebolistas experimentaram pela primeira vez a versão final dos novos equipamentos das respetivas seleções, várias semanas antes da apresentação oficial.

Ficam aqui alguns extras deste filme

Gerson Correia Adua, o miúdo que protagoniza o filme com Ronaldo, tem 16 anos e é fanático por futebol. Fala fluentemente português e inglês, os dois idiomas que são usados no anúncio. Estreia-se aqui na representação, mas foi a segunda escolha no casting na sequência de o ator escolhido originalmente ter-se magoado num acidente de carro. Felizmente acabou por se recuperar do acidente e aparece quase no final do filme, aos cinco minutos e 15 segundos.

O carro que conduz não é da sua frota pessoal, nem o cão é seu...o verdadeiro cão de Ronaldo não ladra quando ele lhe manda

O comentador britânico de futebol, Jim Proudfoot, faz dele próprio. Este jogo fictício foi mais um entre os cerca de 2000 que já cobriu ao longo da sua carreira.

As filmagens demoraram cinco dias de rodagem e a banda sonora do filme é a música "Turn Up", da banda britância The Heavy.