Euro 2016

Perfil

Foi um Tufan que lhe passou pela cabeça

O pequeno Ozan Tufan decidiu fazer uma pequena pausa enquanto Modríc rematou para o golo dos croatas. Na Turquia estão todos contra ele

Expresso

Partilhar

O golaço do croata Modric contra a Turquia no jogo do passado domingo ainda está a dar que falar. E não pela razão que à primeira vista possa parecer. Se olhar uma segunda vez e com bastante atenção vai reparar num gesto do jovem jogador turco Ozan Tufan que certamente o perseguirá por algum tempo.

Na altura em que Modric acertava em cheio na bola com um remate de primeira e sem tocar no chão, Ozan, que estava entre o pequeno génio croata e a baliza, decidiu apreciar o momento e tirou o cabelo dos olhos. Mal sabia ele que tinha acabado de estragar o penteado.

O simples gesto do jovem, uma grande promessa do futebol turco, muitas vezes visto por esses campos de futebol, está a ser alvo de muitos ataques e sátiras. Os adeptos turcos não perdoam a aparente falta de concentração e culpam o miúdo pelo golo croata que acabou por valer a derrota e o atraso na corrida pela passagem à proxima fase num dos grupos mais equilibrados da competição - Espanha e Rep. Checa.

Vamos ser sinceros: pior do que o gesto é a falta de agressividade na altura de dificultar o apontar de mira de Modric. E numa seleção que faz da raça e da vontade a sua força - que o digam os croatas depois do Euro-2008 - este tipo de comportamento é pouco tolerado pelos fanáticos adeptos turcos.

Também é verdade que Ozan Tufan teve azar, e mesmo tratando-se de Modric, sabemos que acertar na bola daquela maneira não acontece sempre que se tenta e a confirmar esta teoria é a tardia reação do guarda-redes Babacan que também não ficou muito bem na fotografia. E não foi por estar despenteado.