Euro 2016

Perfil

FPF e UEFA trocam tweets

UEFA lembra que Portugal não tem começado bem as mais recentes fases finais, mas a FPF responde que importa é como acaba e não como começa

Expresso

MIGUEL A. LOPES / Lusa

Partilhar

Desde o Euro 2008 coorganizado pela Suíça e pela Áustria que a seleção portuguesa não ganha o jogo de estreia na fase finais de Campeonatos da Europa ou do Mundo.

Nesse ano a Turquia foi o primeiro obstáculo de Portugal, ultrapassado com golos de Pepe e Raul Meireles, ambos na segunda parte. Mais à frente, a equipa acabaria por ser eliminada pela Alemanha – quem havia de ser? – nos quartos de final.

Desde então, a seleção das quinas nunca mais ganhou o primeiro jogo nem nos Mundiais da África do Sul e do Brasil, nem no Euro realizado na Polónia e na Ucrânia. Nós, portugueses, sabemos disso, a UEFA também, mas a confederação achou por bem utuilizar a sua conta no Twiteer para dar conta da realidade aos menos interessados nas estatísticas.

Como em dias como os de hoje ninguém fica sem resposta, a UEFA também levou a sua. A FPF respondeu: "Mas chegámos sempre aos quartos-final".

Acontece que a Federação Portuguesa de Futebol cometeu um erro. A seleção ficou-se pelos oitavos de final no Mundial 2010 e nem passou a fase de grupos em 2014, no Brasil. Há seis anos, no primeiro Mundial organizado no continente africano, a Portugal calhou jogar com a Costa de Marfim no primeiro jogo. Acabou 0-0 mas a equipa atingiu os oitavos de final, onde foi afastada pela Espanha (1-0).

No Euro 2012, Portugal faz o primeiro encontro com a Alemanha e perde por 1-0. Apesar disso, acabaria por fazer um grande torneio e só ser afastada nas meias-finais, outra vez pela Espanha e nos penáltis.

No Mundial do Brasil, em 2014, a seleção das quinas voltou a encontrar a Alemanha no jogo de abertura e acabou goleada (4-0). Nunca mais recuperou dessa derrota e não conseguiria sequer passar a fase de grupos.