Euro 2016

Perfil

Terceiro lugar, ficas tu ou fico eu?

Suíça 1-1 Roménia. Este novo formato do Euro, em que passam os quatro melhores terceiros classificados, parece estar a fazer confusão. Vai-se jogando, ganhar talvez, perder é que não

Expresso

SRDJAN SUKI / EPA

Partilhar

Suíça e Roménia encontraram-se esta quarta-feira com estados de espírito diferentes. Os suíços vinham de uma vitória contra a Albânia na primeira jornada, do outro lado os romenos perderam com a França depois de terem segurado o empate até ao último minuto.

Num Europeu onde os 4 melhores 3º classificados também se apuram para a próxima fase, é difícil perceber, a esta altura, o que é que as equipas querem de cada jogo. Vitória? Empate?

A Suíça entrou melhor. Haris Seferović teve um par de oportunidades para marcar ainda nos primeiros 15 minutos. Isolado pelos colegas manda uma bola a rasar o poste e outra que foi parada pelo guarda-redes romeno Tătărușanu.

O golo não apareceu para os suíços e a Roménia, numa rara aparição no ataque, consegue ganhar um penálti. Puxão na camisola e o árbitro Sergei Karasev apontou para a marca de 11 metros. Stancu marca golo e faz o seu segundo golo no torneio - já tinha marcado contra a França, também de penálti.

Quando se esperava uma resposta da seleção suíça, os romenos surpreenderam e quase marcaram pela segunda vez numa primeira parte bastante divertida. Talvez a melhor do torneio até agora.

Os rapazes de Vladimir Petkovic foram recuperando, pouco a pouco, do soco no estômago que foi o golo romeno e acabaram a primeira parte em cima da baliza adversária.

As duas equipas voltaram para a segunda parte e o jogo recomeçou da mesma forma que tinha acabado. Os suíços a jogarem melhor e os romenos só lá iam à frente pela certa, sempre com poucos jogadores.

Shaqiri, mesmo não tendo feito um grande jogo, teve nos pés as melhores jogadas e ganhou algumas faltas perigosas. E foi na sequência de um lance de bola parada que a Suíça chegou ao empate. Grande remate em vólei de Admir Mehmedi, avançado que joga no Bayer Leverkusen.

A partir daqui o jogo "morreu". Apesar de serem os suíços a jogarem melhor, não criaram mais ocasiões de golo iminente. A Roménia pareceu estar já a pensar no jogo com a Albânia e preferiu não perder este. É a tal situação do 3º lugar: será que dá, será que não?

A Suíça, que fez 4 pontos, vai jogar com a França na última ronda.