Euro 2016

Perfil

Palco do Hungria-Portugal foi o mais caro dos novos estádios

O Parque Olympique Lyonnais, em Lyon, vai acolher o Hungria-Portugal, do grupo F do Euro 2016 de futebol, tendo sido o último estádio a ser inaugurado e o mais caro dos quatro novos recintos construídos para o evento.

© Robert Pratta / Reuters

Partilhar

Situado na terceira maior cidade francesa, a seguir a Paris e Marselha, o recinto, que custou 415 milhões de euros, foi inaugurado em janeiro deste ano, estando incluído num complexo desportivo com mais de 50 hectares.

Com capacidade para quase 60.000 espectadores, é apenas superado pelo Stade de France, em Saint-Denis, e pelo Vélodrome, em Marselha, sendo um dos quatro novos recintos que foram construídos para o Euro 2016.

Tal como próprio nome indica, o Parque Olympique Lyonnais, que substituiu o Stade Gerland, é o reduto do Lyon, um dos emblemas mais ricos e titulados do futebol francês e que viveu a sua fase de glória na primeira década deste século, com títulos e transferências milionárias.

A equipa gaulesa venceu sete campeonatos consecutivos (um recorde em França), entre 2002 e 2008, além de ter somado três presenças nos quartos de final da Liga dos Campeões e uma nas meias-finais.

Michael Essien, Juninho Pernambucano, Malouda e Benzema foram alguns dos jogadores que se destacaram na equipa do Lyon, que atualmente conta nos seus quadros com o guarda-redes internacional português Anthony Lopes, um dos 23 jogadores que representa Portugal no Euro 2016.

De resto, a seleção lusa vai encerrar a participação na fase de grupos da prova precisamente em Lyon, quando defrontar a Hungria, na quarta-feira, a partir das 21:00 (20:00 em Lisboa), na terceira e última jornada do grupo F.

Esta será a quarta partida da fase de grupos a ter lugar no Parque Olympique Lyonnais, depois do Bélgica-Itália (grupo E), Ucrânia-Irlanda do Norte (grupo C) e Roménia-Albânia (grupo A).

O estádio irá ainda acolher um jogo dos oitavos de final e um das meias-finais.

Ficha do Parque Olympique Lyonnais:

- Cidade: Lyon.

- Estado: Inaugurado em 2016.

- Capacidade: 59.000 espetadores.

- Eventos possíveis: Futebol e râguebi.

- Distância para o aeroporto: 15 quilómetros.

- Distância para o centro da cidade: 12 quilómetros.

- Transportes públicos: Autocarro, elétrico e metro.

- População da cidade: 491.000 habitantes.

- Clube: Olympique Lyonnais (futebol), Lyon OU (râguebi) e Lyon Hockey Club (hóquei no gelo).

Jogos no Euro 2016:

Fase de grupos:

13 jun, Bélgica - Itália (Grupo E), 0-2 (Emanuele Giaccherini 32, Graziano Pellè 90+3).

16 jun, Ucrânia - Irlanda do Norte (Grupo C), 0-2 (Gareth McAuley 49, Niall McGinn 90+6).

19 jun, Roménia - Albânia (Grupo A), 0-1 (Armando Sadiku 43)

22 jun, Hungria - Portugal (Grupo F), 17:00 (hora portuguesa).

Oitavos de final:

26 jun, França - 3.º Grupo C, D ou E, 14:00.

Meias-finais:

06 jul, Vencedor Jogo 45 - Vencedor Jogo 46, 20:00.

Lusa

Partilhar