Euro 2016

Perfil

Portugal qualifica-se pela primeira vez num prolongamento

A seleção portuguesa de futebol conseguiu hoje pela primeira vez na sua história chegar na frente no final de um prolongamento de uma grande competição na frente, garantindo um lugar nos 'quartos' do Euro2016.

© Reuters Staff / Reuters

Partilhar

Um golo de Ricardo Quaresma, aos 117 minutos, valeu à formação comandada por Fernando Santos um triunfo por 1-0 sobre a Croácia e o 'passaporte' para os 'oitavos', fase em que encontrará a Polónia, quinta-feira, em Marselha.

Nas cinco vezes anteriores em que chegou a prolongamento, em Europeus ou Mundiais, Portugal caiu duas vezes no tempo extra e levou as três restantes à 'lotaria' das grandes penalidades, somando dois apuramentos e uma eliminação.

A formação das 'quinas' caiu duas vezes no prolongamento face à França, nas meias-finais dos Europeus de 1984 (2-3) e de 2000 (1-2).

Na 'lotaria', Portugal superou duas vezes a Inglaterra, nos quartos de final do Europeu de 2004 (6-5) e do Mundial de 2006 (3-1), com o guarda-redes Ricardo em evidência. No Euro2012, Portugal caiu face à Espanha, nas meias-finais (2-4).

Em prolongamento, Portugal já tinha liderado em duas ocasiões, em 1984 com um golo de Jordão e em 2004 com um tento de Rui Costa, mas na primeira acabou por perder por 3-2 no tempo extra e na segunda cedeu o 2-2.

Lusa

Partilhar