Euro 2016

Perfil

Derrota da Espanha dá mais um recorde a Cristiano Ronaldo

Caso único em Campeonatos da Europa, por causa de Iker Casillas

Rui Antunes

© Benoit Tessier / Reuters

Partilhar

Cristiano Ronaldo vai ser o primeiro jogador da história a disputar por quatro vezes os quartos-de-final do Campeonato da Europa de futebol. E também será o único a fazê-lo no França 2016.

O capitão da seleção portuguesa esteve nesta fase da prova em 2004, 2008, 2012 e agora em 2016, um feito que podia ter sido igualado pelo guarda-redes espanhol Iker Casillas se a Espanha não tivesse sido hoje eliminada pela Itália.

O guardião do FC Porto falhou a presença nos 'quartos' no Europeu realizado em Portugal, em 2004, quando um golo de Nuno Gomes apurou a seleção das quinas e afastou os espanhóis. Mas tinha sido suplente quatro anos antes, na edição organizada em conjunto por Bélgica e Holanda, quando Ronaldo ainda tinha idade de juvenil.

Esta quinta-feira, frente à Polónia, o avançado português vai quebrar o seu terceiro recorde em Europeus, depois de se ter tornado o primeiro jogador a marcar golos em quatro edições e aquele que mais partidas soma em fases finais. Michel Platini é o alvo que se segue: o francês é o melhor marcador de sempre da competição, com nove golos, mais um do que Ronaldo.