Euro 2016

Perfil

À procura da segunda final, 12 anos depois

A seleção nacional procura hoje garantir, pela segunda vez na sua história, um lugar na final de um Campeonato da Europa. Há 12 anos, em Lisboa, bateu a Holanda. Agora, em Lyon, tem pela frente o País de Gales.

SIC Notícias e Lusa

Cristiano Ronaldo marcou frente à Holanda. Foi a 30 de junho de 2004.

© Reuters Photographer / Reuter

Partilhar

Foi em 2004, a jogar em casa, que Portugal chegou pela primeira vez a uma final, depois de vencer a Holanda por 2-1 no Estádio José Alvalade. Uma final que, já se sabe, perdeu depois para a Grécia (1-0), mas essa história não interessa por agora.

Esta é a sétima vez que a formação das quinas chega às meias-finais de uma grande competição, quinta em Europeus.

Para chegar aqui, Portugal ainda não venceu qualquer jogo dentro do tempo regulamentar: foi terceiro classificado no grupo F, ultrapassou a Croácia nos oitavos (1-0 após prolongamento) e a Polónia nos quartos (1-1, 5-3 nas grandes penalidades).

Pepe está em dúvida e William Carvalho, castigado, é ausência certa. É esperado que Danilo integre o onze do selecionador Fernando Santos, assim como o lateral Raphael Guerreiro, que falhou o embate com os polacos devido a lesão. João Moutinho e André Gomes também podem entrar nas contas do técnico de 61 anos.

Por seu lado, o País de Gales, que está a viver a sua primeira participação num Campeonato da Europa, venceu com surpresa o grupo B, à frente de Inglaterra, Eslováquia e Rússia, e deixou pelo caminho a Irlanda do Norte (1-0) e, mais surpreendentemente, a Bélgica (3-1).

Com três golos, Bale é a grande figura da seleção britânica, que não vai poder contar com o defesa Ben Davies nem com o médio Aaron Ramsey, ambos devido a castigo.

O Portugal-País de Gales está agendado para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa) e terá arbitragem do sueco Jonas Eriksson.

  • “Eu quero é estar na final”

    Portugal joga esta quarta-feira a meia-final contra o País de Gales. Pepe é a grande dúvida na equipa portuguesa. Fernando Santos não quis desvendar se conta com o defesa central. A seleção nacional está confiante para o jogo

  • Duelo entre Ronaldo e Bale trava-se em Lyon

    Cristiano Ronaldo e Gareth Bale, os nomes maiores das seleções portuguesa e galesa enfrentam-se esta quarta-feira em Lyon.O duelo de dois gigantes, companheiros de equipa no Real Madrid, vai defenir qual das equipas estará na final do Euro 2016.

  • A um jogo da final: o percurso de Portugal

    Portugal está nas meias-finas sem ganhar um único jogo nos 90 minutos regulamentares. A seleção nacional precisou sempre de um prolongamento para estar entre as quatro melhores da Europa.

  • País de Gales diz que Portugal é favorito

    O País de Gales diz que Portugal é favorito para o jogo das meias-finais deste europeu de futebol. Os galeses olham para a seleção portuguesa como um todo, apesar de reconhecerem o valor de Cristiano Ronaldo