Euro 2016

Perfil

Futebol divino

Partilhar

Numa tarde de 30º abrasadores, o que me poderia fazer percorrer os 30 km que distavam entre o meu hotel e o centro da cidade de Lyon, num comboio e em dois metropolitanos que não tinham sequer ar condicionado e me deixaram tão suada como o Renato Sanches depois de um jogo de 120 minutos?

Divinement Football, uma exposição no museu Gadagne (se for a Lyon, saiba que estará exposta até 4 de setembro), baseada numa mostra original do museu de Amsterdão, chamada Football Hallellujah!. Ainda que adaptada à cidade de Lyon, a exposição tinha todos os grandes nomes mundiais da história do futebol, começando por Maradona, cabeça de cartaz, passando por Eusébio e acabando em Cristiano Ronaldo.

A exposição procura mostrar o futebol como uma espécie de religião, ligando a modalidade ao divino, com jogadores a agradecerem a Alá depois de um golo, o Papa a receber camisolas de equipas, os troféus baseados em cálices católicos e por aí fora.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)