Euro 2016

Perfil

Como 11 milhões (ou mais) fizeram a festa

Soou o apito final do Portugal-País de Gales e os portugueses saíram à rua para festejar a passagem da seleção nacional de final. No país e no mundo.

SIC Notícias

© Rafael Marchante / Reuters

Partilhar

Mais uma vez a festa fez-se também em Timor. Do outro lado do mundo, milhares de pessoas celebraram em motas, carros e camiões com gritos de vitória depois do apuramento da seleção nacional para a final do Euro 2016. Apesar da diferença horária, houve quem tivesse posto o despertador para as 4 da manhã, hora timorense, para assistir ao jogo e depois tivesse feito a festa pela madrugada e manhã adentro.

Em Paris, na Avenida dos Campos Elísios a noite foi totalmente portuguesa. Houve um desfile de carros e motas com bandeiras portuguesas e a rotunda do Arco do Triunfo chegou a estar completamente bloqueada por causa dos festejos da passagem da seleção à final do europeu. Houve mesmo quem dissesse que nem quando o Paris Saint German foi campeão houve tanta gente a festejar nos Campos Elísios.

Em Lisboa, muitas pessoas foram até à praça do Marquês de Pombal para comemorar a vitória da seleção portuguesa. Muitos carros encheram a rotunda e fizeram a festa demonstrando assim a euforia dos portugueses. A polícia esteve no local a tentar controlar o trânsito e a impedir que as pessoas chegassem ao centro da rotunda. Ainda assim os acessos estiveram muito condicionados.

No Porto, milhares juntaram-se na Avenida dos Aliados. E em Coimbra, a festa entrou noite dentro. Na Guarda, a vitória de Portugal foi celebrada entre vivas e fogo-de-artifício.

Em Faro, a noite foi de festa rija com a vitória da seleção nacional. Muitos apostam agora no confronto com a França na final.

Na Madeira, também houve euforia com a vitória de Portugal frente ao País de Gales que permitiu a chegada à final do Europeu. Especialmente festejado foi o golo de Cristiano Ronaldo.

Em Londres, a festa dos emigrantes fez-se sobretudo juntos aos restaurantes de Stockwell, a zona mais portuguesa da capital britânica.

No final do jogo Portugal-País de Gales, no estádio em Lyon, os portugueses fizeram a festa. Os adeptos galeses mostraram-se tristes com a derrota mas reconheceram o valor da equipa portuguesa.

Após a vitória frente ao País de Gales e a passagem à final do Euro, a seleção nacional regressou esta madrugada a Marcoussis e era esperada por muitos apoiantes, junto ao centro de estágio. que ainda celebravam o feito. Vários jogadores e membros da equipa técnica acenaram aos portugueses que se encontravam no local.

Partilhar