Euro 2016

Perfil

Imprensa espanhola destaca papel decisivo de Ronaldo

A imprensa espanhola de hoje destaca a vitória de Portugal sobre o País de Gales e elogia Cristiano Ronaldo, considerando-o um "génio" que saltou até ao "céu", que, com uma "cabeçada genial", marcou "por cima das torres gaulesas".

Lusa

© Christian Hartmann / Reuters

Partilhar

O El País faz uma chamada na primeira página, com uma fotografia das estrelas Ronaldo e Bale, a dizer que "Portugal irá jogar a final da Euro2016 depois de eliminar o País de Gales" e uma referência à vitória "com golos de Cristiano e Nani no segundo tempo".

Nas páginas interiores, de desporto, do diário espanhol generalista mais vendido, aparece o título "Cristiano, a um passo do campeonato que lhe falta" e logo em seguida "O génio luso conduz Portugal à sua segunda final, depois de um duelo sem bola com o País de Gales".

O jornalista considera que o jogo foi "uma semifinal sem uma gota de futebol, mas bastou Cristiano Ronaldo para que, tanto ele como Portugal, se aproximassem do campeonato internacional que lhes faltam".

Sem chamada de primeira página, o ABC não tem dúvidas de que "Cristiano salta até ao céu" com "uma cabeçada genial e, também presente no segundo golo, lidera a passagem de Portugal à final".

"Portugal, levado às costas por um génio como Cristiano Ronaldo, vai lutar no domingo em Paris e ser finalista, depois de acabar com o conto de fadas do País de Gales, num recomeço fulgurante. O país [Portugal] está-lhe agradecido, porque tem um futebolista que é uma lenda que estilhaça todos os números", considera o jornalista.

O grande diário da Catalunha, La Vanguardia, informa na primeira página que "Portugal é o primeiro finalista do Euro2016, depois de vencer o País de Gales".

O El Mundo titula "Cristiano no céu de Paris" e depois considera que "É possível que Cristiano não corra como antes, mas guarda as suas energias para saltar como sempre" e "o remate foi a demonstração de um poder colossal por cima das torres gaulesas".

O diário desportivo "As" tem uma fotografia em toda a primeira página de Ronaldo deitado no relvado a festejar com os companheiros e em grandes letras "Cristiano, final e record", chamando a atenção para o facto de o português igualar Platini "como o maior goleador dos Campeonatos da Europa".

Outro desportivo, a Marca, também com uma fotografia a toda a primeira página e o título com uma referência a Ronaldo, "És de ouro", e explica que "Cristiano coloca Portugal na final com um golo e uma assistência", sem esquecer que o português "iguala Platini como maior goleador histórico do Campeonato da Europa" de futebol.

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se na quarta-feira à noite para a final do campeonato da Europa de futebol de 2016, ao vencer o País de Gales por 2-0, na primeira meia-final da prova, disputada em Lyon.

Cristiano Ronaldo, aos 50 minutos, e Nani, aos 53, apontaram os golos da formação portuguesa, que vai disputar domingo a segunda final da sua história, 12 anos depois do desaire por 1-0 com a Grécia, em Lisboa, no Euro2004.

No domingo, pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa), Portugal vai encontrar no Stade de France, em Saint-Denis, o vencedor do embate entre a anfitriã França e a detentora do título mundial Alemanha, que se defrontam na quinta-feira.

Partilhar