Euro 2016

Perfil

Cristiano Ronaldo venceu 11 de 16 finais

Cristiano Ronaldo, o capitão e grande estrela da seleção portuguesa, soma 11 triunfos nas 16 finais, a uma mão, disputadas desde que se tornou profissional de futebol.

Lusa

© Christian Hartmann / Reuters

Partilhar

Em vésperas da sua 17.ª final, a do Euro2016, marcada para domingo no Stade de France, em Saint-Denis, Ronaldo apresenta um balanço muito positivo, sendo que ostenta a média de um golo em cada dois jogos decisivos que disputa.

Face à anfitriã França, o 7 luso tem também a ocasião de equilibrar o seu registo na seleção AA, uma dúzia de anos depois da amarga derrota perante a Grécia (0-1), na final do Euro2004, disputada em pleno Estádio da Luz, em Lisboa.

Pelo Manchester United, que representou entre 2003/2004 e 2008/2009, ganhou seis de nove finais e, no Real Madrid, no qual alinha desde 2009/2010, os seus números são ainda mais positivos, com cinco triunfos em seis finais.

No que respeita às principais competições, o futebolista com mais jogos (132) e golos (61) pela seleção portuguesa venceu três de quatro finais da Champions e tem o pleno no Mundial de Clubes (duas) e na Supertaça Europeia (uma).

Em termos de provas internas, ganhou uma de três finais da Taça de Inglaterra e um de duas da Taça do Rei de Espanha, somando ainda dois triunfos na Taça da Liga inglesa, em duas finais, e um na Supertaça inglesa, na única disputada.

Das 16 finais em que participou, apenas sete ficaram resolvidas nos 90 minutos regulamentares, com quatro a serem definidas após prolongamento e cinco nos penáltis.

Em relação à Champions, a principal prova europeia para clubes, Cristiano Ronaldo venceu duas nos penáltis e uma no prolongamento e perder uma nos 90 minutos, face ao FC Barcelona (0-2), na sua despedida do Manchester United.