Euro 2016

Perfil

Portugal pode ser primeiro campeão vindo do terceiro lugar

​Portugal, caso vença a França no próximo domingo, pode tornar-se a primeira seleção a vencer uma grande competição de futebol depois de passar a fase de grupos como terceiro classificado.

© Robert Pratta / Reuters

Partilhar

A UEFA fez as contas a campeonatos do mundo masculinos e femininos de futebol e de futsal, torneios olímpicos, campeonatos europeus femininos e masculinos, do escalão sub-17 até aos seniores e concluiu que 101 seleções já tentaram, sem êxito, chegar à vitória saindo do terceiro lugar da fase de grupos.

Depois de Portugal ter empatado os três jogos no Grupo F, o golo tardio da vitória da Islândia sobre a Áustria relegou a equipa de Fernando Santos para o terceiro lugar.

No primeiro Europeu alargado a 24 equipas, que introduziu a qualificação dos quatro melhores terceiros para os oitavos de final, Portugal apurou-se nessa condição e atingiu a final, fazendo cumprir a promessa feita pelo selecionador.

À procura do seu primeiro título na competição continental, a seleção portuguesa pode, em simultâneo, chegar a um feito que nenhuma das 101 tentativas antes havidas logrou conseguir, ainda que por três vezes existissem finalistas entre os apurados em terceiro na fase de grupos.

Argentina e a Itália, finalistas vencidos nos Mundiais masculinos de 1990 e 1994, respetivamente, e a Inglaterra, também derrotada na final do Euro 2009 feminino, foram as outras três que chegaram mais longe, saindo do último lugar do apuramento da fase de grupos.

A final do Euro 2016, entre Portugal e França, realiza-se no Stade de France, em Paris, a partir das 21 horas de domingo (20h em Lisboa) e terá arbitragem do inglês Mark Clattenburg.

A seleção portuguesa vai disputar uma final de um Campeonato Europeu pela segunda vez, depois de ter perdido o título para a Grécia na final do Euro 2004 no Estádio da Luz, em Lisboa.

Com Lusa