Euro 2016

Perfil

A conquista de Portugal levou Vila Real à rua

Os transmontanos festejaram efusivamente, em Vila Real, a vitória da Seleção de Portugal no Euro 2016, esta noite, e logo após o apito final da partida saltaram, gritaram, abraçaram-se e até houve quem chorasse de alegria.

GEORGI LICOVSKI

Partilhar

Foram 120 minutos de muito sofrimento. Olhares sempre atentos no grande ecrã instalado no jardim da Carreira, até que os apoiantes da equipa portuguesa saltaram de alegria quando Éder marcou o único golo do jogo.

Após o final da partida, começaram os carros a apitar e foram muitos os que se dirigiram e se concentraram na principal avenida de Vila Real, a Carvalho Araújo, onde normalmente se festejam as conquistas dos clubes. Desta vez, festejou-se a vitória de uma equipa que uniu um país inteiro.

Durante o jogo, o jardim da Carreira, no centro da cidade de Vila Real, transformou-se num pequeno estádio de futebol para assistir ao jogo da final do Euro'2016 que opôs Portugal à anfitriã França.

Vestidos a rigor, com camisolas vermelhas e verdes, bandeiras ou cachecóis, os transmontanos viveram o jogo como se estivessem também dentro do "Stade de France".

Sentaram-se no chão, na relva, em cadeiras trazidas de casa ou nos bancos do espaço público, tudo serviu para apoiar a equipa portuguesa ao longo dos mais de 120 minutos de jogo.

Na hora em que se ouviu o hino nacional, levantaram-se, colocaram a mão no peito e juntaram as vozes, mais ou menos afinadas. Todos juntos, tal como seriam também as palmas, os gritos e as exclamações durante toda a partida.

O momento mais emocionante da primeira parte foi a saída do capitão português por lesão. As lágrimas de Cristiano Ronaldo emocionaram os adeptos e adeptas em Vila Real, que bateram também palmas e se levantaram quando o jogador abandonou o relvado. Os olhos de alguns lacrimejaram quanto viam as imagens de Ronaldo.

O ecrã no jardim da Carreira foi colocado por iniciativa de um empresário que concessionou o bar ali instalado. Conforme a seleção nacional foi ultrapassando as diversas etapas deste Europeu, também o número de apoiantes foi aumentando naquele espaço.

Lusa

Partilhar