Euro 2016

Perfil

Portalegre celebra vitória junto a plátano com a maior copa da Península Ibérica

A vitória de Portugal na final do Euro2016 foi hoje assinalada por centenas de pessoas em Portalegre, tendo os festejos ocorrido no rossio, junto a um plátano que ostenta a maior copa da Península Ibérica.

© Regis Duvignau / Reuters

Partilhar

Munidos de cachecóis, apitos e de bandeiras de Portugal, os adeptos festejaram a vitória no Campeonato Europeu de Futebol com muita cerveja, cânticos e mergulhos num lago artificial situado naquela zona.

Antes da concentração no rossio de Portalegre, a agência Lusa constatou que os adeptos da seleção percorreram as principais artérias daquela cidade alentejana numa caravana automóvel.

"Campeões, nós somos campeões", era a frase mais escutada, tendo sempre como pano de fundo as cores da bandeira portuguesa.

"Hoje voltámos a sofrer, mas agora é tempo de comemorar. É uma sensação única, um momento único ao ver e sentir esta alegria, a alegria de uma nação que lutou por este campeonato", disse João Gonçalves, adepto da seleção nacional, em declarações à Lusa.

Entre mais uma cerveja e um abraço recheado de felicidade entre amigos, Luís Fernandes, que festejou a vitória no rossio de Portalegre, assegurou à Lusa que espera comemorar esta conquista de Portugal no Campeonato Europeu de Futebol "até ao nascer do dia".

"Amanhã (segunda-feira) é dia de folga. Pelo menos, para mim, vai ser assim, pois estou a viver um momento histórico. Portugal tinha que dar esta lição à França e o Cristiano Ronaldo merecia este título", acrescentou.

Os festejos prometem prolongar-se pela noite dentro, principalmente na zona da Praça da República de Portalegre onde estão situados vários bares.

Lusa