Euro 2016

Perfil

Cristiano Ronaldo venceu 12 de 17 finais que coroou com oito golos

Cristiano Ronaldo, o 'capitão' e grande 'estrela' da seleção portuguesa de futebol, foi obrigado a sair do jogo decisivo do Euro2016 logo aos 25 minutos, em lágrimas, mas acabou a sorrir, com o 12.º triunfo em 17 finais.

© Reuters Staff / Reuters

Partilhar

Em finais decididos num jogo, Ronaldo, lesionado por uma entrada dura do francês Dimitri Payet logo aos oito minutos, reforçou o seu balanço positivo, somando o seu título mais importante, o primeiro pela seleção 'AA'.

Com tão pouco tempo em condições físicas, o '7' luso não conseguiu aumentar o seu pecúlio de golos (oito), mas 'vingou', 12 anos depois, a 'amarga' derrota perante a Grécia (0-1), na final do Euro2004, em pleno Estádio da Luz.

Pelo Manchester United, que representou entre 2003/2004 e 2008/2009, ganhou seis de nove finais e, no Real Madrid, no qual alinha desde 2009/2010, os seus números são ainda mais positivos, com cinco triunfos em seis finais.

No que respeita às principais competições, o futebolista com mais jogos (133) e golos (61) pela seleção portuguesa venceu três de quatro finais da 'Champions' e tem o pleno no Mundial de Clubes (duas) e na Supertaça Europeia (uma).

Em termos de provas internas, ganhou uma de três finais da Taça de Inglaterra e um de duas da Taça do Rei de Espanha, somando ainda dois triunfos na Taça da Liga inglesa, em duas finais, e um na Supertaça inglesa, na única disputada.

Das 17 finais em que participou, apenas sete ficaram resolvidas nos 90 minutos regulamentares, com cinco a serem definidas após prolongamento -- apenas não disputou o de domingo, face à França - e cinco nos penáltis.

Em relação à 'Champions', a principal prova europeia para clubes, Cristiano Ronaldo venceu duas nos penáltis e uma no prolongamento e perder uma nos 90 minutos, face ao FC Barcelona (0-2), na sua despedida do Manchester United.

Lusa