Euro 2016

Perfil

Ricardo Carvalho é o mais velho campeão e Sanches o mais novo

A conquista do título europeu de futebol pela seleção portuguesa estabeleceu dois recordes, o de jogador mais velho a sagrar-se campeão, por Ricardo Carvalho, e o de mais novo, por Renato Sanches.

Comentários

© Reuters Staff / Reuters

Partilhar

Com 38 anos e 53 dias, o defesa central do Mónaco, que no domingo, superou por praticamente um ano o anterior máximo, que estava na posse do antigo médio holandês Arnold Mühren, campeão da Europa em 1988, após triunfo frente à União Soviética na final, por 2-0, aos 37 anos e 54 dias.

Mais expressivo foi o registo obtido pelo médio Renato Sanches, que foi ainda eleito o melhor jogador jovem do torneio disputado em França, ao sagrar-se campeão continental com 18 anos e 327 dias.

O anterior detentor do título de mais novo estava na posse do antigo avançado italiano Pietro Anastasi, que se sagrou campeão europeu em 1968, com 20 anos e 64 dias.

Na vitória lusa frente à anfitriã França, por 1-0, com um golo de Éder no prolongamento, o médio luso contratado pelo Bayern Munique ao Benfica tornou-se também no futebolista mais jovem de sempre a participar numa final de um Europeu, ultrapassando o avançado e 'capitão' da seleção portuguesa Cristiano Ronaldo, que tinha estado no jogo decisivo do Euro2004 com 19 anos e 150 dias.

Lusa