Euro 2016

Perfil

Golo de Zoltán Gera a Portugal escolhido como o melhor do Euro

O golo marcado pelo húngaro Zoltán Gera contra a seleção portuguesa de futebol foi designado o melhor do Euro 2016, superando na votação do público o remate de Éder na final com a França, que valeu o título a Portugal.

Lusa

Partilhar

Michael Sohn

De acordo com a informação publicada no site oficial da UEFA, os adeptos optaram pelo golo de Gera, em detrimento também do tento de Cristiano Ronaldo ao País de Gales, na vitória por 2-0 nas meias-finais, em que o avançado português pareceu suspender-se no ar, antes de desferir um poderoso remate de cabeça.

O golo de Gera foi marcado aos 19 minutos do embate com a equipa portuguesa (3-3), na terceira e última jornada do Grupo F, tendo o avançado húngaro amortecido a bola com o peito e concluído com um remate rasteiro de fora da grande área, que passou entre as pernas de Ricardo Carvalho e entrou junto ao poste esquerdo da baliza do guarda-redes Rui Patrício.

Os utilizadores do site da UEFA não foram sensíveis ao facto de o golo de Éder ter proporcionado a Portugal a conquista inédita do título europeu, num jogo em que a seleção nacional venceu a anfitriã França, já no prolongamento, graças ao remate vitorioso do avançado aos 109 minutos.

Éder, que tinha entrado aos 79 minutos para o lugar de Renato Sanches, recebeu a bola de costas para a baliza, e, mesmo pressionado, inicialmente, pelo defesa Koscielny, conseguiu ganhar espaço e desferir um forte remate rasteiro antes da meia-lua da grande área, que entrou junto ao poste direito da baliza francesa.

Tal como os tentos de Éder e Cristiano Ronaldo, perderam também a corrida para o melhor do Euro2016 o golo do suíço Shaqiri, no empate 1-1 com a Polónia, através de um pontapé de bicicleta, e o do galês Robson-Kanu, na vitória por 3-1 sobre a Bélgica, obtido após tirar dois adversários do caminho no interior da área.

Lusa