Tribuna Expresso

Perfil

Football Leaks

As comissões milionárias pagas aos agentes de Kroos, Gareth Bale e Pogba

Real Madrid pagou 5 milhões de euros a Volker Struth pelo alemão Toni Kroos e mais de 16 mihões a David Manasseh para trazer o galês Bale do Tottenham. O valor mais alto pago a um agente foi, no entanto, desembolsado pelo Manchester United, aquando da transferência de Pogba este verão

Joana Azevedo Viana

Comentários

JAVIER SORIANO

Partilhar

Volker Struth, o agente de Toni Kroos, recebeu cinco milhões de euros pela renovação do contrato do médio alemão com o Real Madrid, um que viu Kroos melhorar o salário de 10,9 milhões para 14,5 milhões de euros brutos por ano. O representante do galês Gareth Bale, David Manasseh, recebeu uma soma ainda mais alta, de 16,3 milhões de euros, no verão de 2013 para levar Bale do Tottenham para a equipa merengue.

As comissões milionárias pagas aos agentes dos dois futebolistas, e também pelo Manchester United ao agente de Paul Pogba, são reveladas nos documentos obtidos pela revista alemã "Der Spiegel" e fornecidos ao consórcio de jornalistas European Investigative Collaborations (EIC), de que o Expresso e o "El Mundo" são parceiros. Um grupo de 60 jornalistas de 12 meios de comunicação europeus passaram os últimos sete meses a analisar o conteúdo dos mais de 1900 gigabytes de informações fornecidos à "Der Spiegel" pela plataforma online de whistleblowes Football Leaks, que dá o nome à investigação.

De acordo com as novas informações ontem reveladas, a recente renovação de Kroos garantiu a Struth, a 20 de outubro deste ano, dois milhões de euros pela extensão do contrato do alemão de 2020 para 2022, contrato esse que fixu o salário do médio alemão por temporada nos 20 milhões de euros brutos. A renovação prevê ainda mais três milhões de comissões que o Real Madrid vai pagar ao agente em duas tranches até ao final de 2018.

No caso de Gareth Bale, o valor pago ao agente do galês foi muito superior. A revista semanal revela que David Manasseh, sócio de Jonathan Barnett, angariou com a transferência do Tottenham para equipa madrilena 16,3 milhões de euros. O negócio aconteceu no verão de 2013, com os media a avançarem na altura que a compra do jogador pelo Real teria rondado os 100 milhões de euros.

Em janeiro deste ano, foi confirmada a venda recorde por quase 101 milhões, um valor que à data, aponta o site espanhol "Mundo Deportivo", foi ocultado para não eclipsar a então venda mais cara do futebol, a do internacional português Cristiano Ronaldo. De acordo com os documentos citados, Manasseh acordou com o clube receber os 16,3 milhões em três tranches, que foram pagas até setembro de 2015.

Mais dinheiro ainda recebeu o agente de Paul Pogba, o jogador mais caro do mundo, que este verão foi transferido da Juventus para o Manchester United por 105 milhões de euros. De acordo com os dados da Football Leaks, Mino Raiola, o agente do defesa francês, sacou 27 milhões de euros em comissões pelo negócio do Manchester, um recorde entre os casos públicos de comissões pagas a representantes de futebolistas pelos clubes.