Tribuna Expresso

Perfil

Football Leaks

Reforço do Benfica B rendeu 4,6 milhões a clube onde nunca jogou

Investigação. Equipa cipriota do Apollon Limassol, onde alinham quatro portugueses, transacionou jogadores que nunca vestiram a sua camisola, segundo documentos do “Football Leaks”. Entre eles estão os sérvios Luka Jovic e Andrija Zivkovic, ambos contratados pelo Benfica

Miguel Prado e Pedro Candeias

PROMESSA. Lukas Jovic tem 18 anos. Chegou à Luz no início deste ano

Partilhar

Há futebolistas internacionais a ser adquiridos e emprestados pelo clube cipriota Apollon Limassol sem sequer passarem pela ilha de Chipre, segundo avança o portal “The Black Sea”, no âmbito da investigação “Football Leaks”, desenvolvida pela rede EIC – European Investigative Collaborations, a partir de dados obtidos pela revista “Der Spiegel”.

O Apollon acolhe atualmente vários portugueses, como o guarda-redes Bruno Vale, os defesas Nuno Lopes e Tiago Gomes e o médio João Pedro Cunha.

O clube cipriota tem vindo a adquirir uma série de jogadores naquilo que poderá configurar um investimento sem fins desportivos. Desde maio de 2015 que a FIFA baniu a prática dos TPO (“third party ownership”, em que terceiros, que não o jogador nem o clube, detêm uma parte dos direitos económicos do atleta). O modelo dos TPO, que visava facilitar a aquisição de futebolistas pelos clubes (já que diminuía o investimento a seu cargo, que era parcialmente suportado por terceiros), é visto pela FIFA como uma possível influência dos fundos no futuro dos jogadores, que mina a capacidade dos clubes de decidir se transferem ou mantêm os atletas nos seus quadros.

No caso do Apollon Limassol, aparentemente foi o próprio clube que assumiu, perante outros clubes, o papel de investidor externo. É o que decorre dos documentos a que a investigação “Football Leaks” teve acesso.

Há pelo menos sete futebolistas da Sérvia e da Roménia que assinaram pelo Apollon Limassol e que nunca jogaram pela equipa: Mijat Gacinovic, Nikola Maksimovic, Nikola Aksentijevic, Marko Pavlovski, Cristian Manea, Luka Jovic e Andrija Zivkovic. Os dois últimos estão atualmente ao serviço do Benfica. Jovic foi contratado pelos encarnados no início deste ano e tem jogado pela equipa B. Zivkovic chegou no verão. Já lá vamos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)