Tribuna Expresso

Perfil

Fórmula 1

Morreu John Surtees, único homem a ser campeão em duas e quatro rodas

Britânico dominou o motociclismo mundial na década de 50 e foi campeão da Fórmula 1 em 1964

Evandro Furoni

WPA Pool/Getty

Partilhar


O britânico John Surtees morreu nesta sexta-feira. Tinha 83 anos e foi o único homem a ser campeão mundial em Fórmula 1 e motociclismo.

O ex-piloto estava hospitalizado em Londres desde fevereiro com problemas respiratórios. De acordo com a família, a sua morte foi pacífica. O anúncio foi feito na página da fundação de Surtees no Facebook, uma fundação para ajudar pilotos acidentados e que foi criada com o nome Henry Surtees, o filho que morreu em 2009 num acidente na Fórmula 2

“Nós lamentamos profundamente a perda de um homem tão incrível, gentil e amoroso, assim como celebramos a sua fantástica vida. Ele foi o exemplo real de alguém que esforçou-se o máximo no seu auge e que continuou a lutar até o fim”, lê-se no comunicado.

Surtees dominou o mundial de motociclismo durante a década de 50. O britânico foi campeão em 1956, 1958, 1959 e 1960.

Após o sucesso nas duas rodas foi para Fórmula 1 em 1960. Na elite do automobilismo mundial, sagrou-se campeão em 1964 pela equipa Ferrari, tornando-se o único homem a ter conseguido ser o melhor do mundo nas duas modalidades.

Surtees correu até 1972 na Fórmula 1. Ao todo, foram seis vitórias e 24 pódios em 111 corridas para o britânico. No motociclismo, os números impressionam: 51 corridas, com 38 vitórias e 45 pódios.