Tribuna Expresso

Perfil

Futebol feminino

Esta seleção (feminina) vai ficar na história

Portugal garantiu pela primeira vez na história a qualificação para o play-off de acesso ao Europeu 2017, depois de ganhar na Irlanda por 1-0, com um golo de.. CN7: Cláudia Neto, a capitã portuguesa

Expresso

Comentários

A seleção feminina de futebol é a 40ª do ranking FIFA

FPF

Partilhar

Ainda pode ser mais, mas já é histórico: a seleção portuguesa de futebol feminino ganhou na terça-feira em Dublin, frente à República da Irlanda, por 1-0, e garantiu um lugar no play-off de acesso ao Europeu pela primeira vez.

A seleção feminina nunca conseguiu apurar-se nem para um Europeu nem para um Mundial, pelo que este play-off já é o momento mais alto do futebol feminino em Portugal.

Foi a capitã portuguesa Cláudia Neto que marcou o único golo português em Dublin, aos 78 minutos, garantindo uma vitória histórica e o 2º lugar do grupo 2 (AQUI), atrás da Espanha e à frente de Finlândia, República da Irlanda e Montenegro.

Na semana passada, Portugal também tinha vencido a Finlândia, na Trofa, por 3-2, depois de estar a perder por 2-0. Os três golos lusos foram então marcados por... Cláudia Neto.

Portugal fechou o grupo de qualificação com quatro vitórias, um empate e três derrotas, e com um saldo de 15 golos marcados e 11 sofridos.

Cláudia Neto é a capitã da seleção feminina

Cláudia Neto é a capitã da seleção feminina

Hugo Delgado/Lusa

Portugal irá agora defrontar a Roménia (36ª do ranking mundial), entre 17 e 25 de outubro, com o sorteio da ordem dos jogos a ser realizado na sexta-feira. O Europeu irá ser realizado no próximo ano, na Holanda.

A seleção volta esta noite para Portugal, com o regresso a Lisboa a estar agendado para as 21h30.