Tribuna Expresso

Perfil

Futebol feminino

Barcelona nas meias-finais da Liga dos Campeões (sim, a sério)

A equipa masculina já foi eliminada, mas o Barcelona continua a perseguir a Liga dos Campeões... no feminino. Sábado disputam-se as meias-finais e as catalãs recebem o PSG - e já não há bilhetes para ver o jogo. Na outra meia-final, o Manchester City recebe o Lyon

Expresso

Para além de estar nas meias-finais da Liga dos Campeões, o Barcelona lidera a liga espanhola feminina, com os mesmos 65 pontos do Atlético de Madrid, quando faltam quatro jornadas para o final da prova

David Ramos/Getty

Partilhar

Já não há Messi, Neymar e Suárez, mas ainda há Alexia Putellas, Vicky Losada e Jennifer Hermoso. A equipa masculina do Barcelona foi eliminada da Liga dos Campeões pela Juventus, mas a equipa feminina do clube vai disputar as meias-finais da prova no sábado, perante o PSG, no Mini Estadi, que vai estar cheio - já foram vendidos os 13 mil bilhetes disponíveis para o jogo.

As catalãs eliminaram, nos quartos de final, as suecas do Rosengard (vitória por 2-0 em casa e por 1-0 fora), enquanto as francesas ultrapassaram o Bayern Munique (vitória por 4-0 em casa e derrota na Alemanha por 1-0).

Ainda assim, ao contrário do que acontece no masculino, o Barcelona não é o principal favorito à conquista do troféu feminino, uma vez que esta é a primeira vez que atinge esta fase da prova (e é a primeira equipa espanhola a consegui-lo).

Ainda que já competisse previamente de forma semi-profissional, só em 2015/16 é que a equipa passou a ser totalmente profissional, uma decisão tomada pela direção catalã como forma de chegar, precisamente, mais longe na Liga dos Campeões, prova na qual as equipas alemãs e francesas - mais profissionais e mais experientes - costumam dominar.

As atuais campeãs europeias são o Lyon, equipa que também conquistou a prova em 2011 e 2012 e que se apurou para as meias-finais depois de eliminar o Wolfsburgo (derrota por 1-0 em casa, vitória por 2-0 na Alemanha).

A norte-americana Alex Morgan (à direita) é uma das estrelas do Lyon, atual detentor da Liga dos Campeões feminina

A norte-americana Alex Morgan (à direita) é uma das estrelas do Lyon, atual detentor da Liga dos Campeões feminina

Christopher Lee/Getty

As campeãs francesas vão defrontar, também no sábado, em Inglaterra, o Manchester City, que eliminou nos quartos de final as dinamarquesas do Fortuna (vitória por 1-0 fora e e vitória por 1-0 em casa).

A 2ª mão das meias-finais será disputada no dia 29 de maio e a final da Liga dos Campeões feminina terá lugar a 1 de junho, em Cardiff.

Partilhar