Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Fernando Santos é um dos 10 melhores treinadores de 2016

O selecionador é o único português que integra a lista de 10 finalistas ao prémio da FIFA de melhor treinador do ano

Mariana Cabral

Fernando Santos liderou Portugal à conquista do Euro 2016

Laurence Griffiths/Getty

Partilhar

Fernando Santos já está entre os melhores. O selecionador português integra a lista, divulgada esta tarde pela FIFA, de 10 finalistas ao prémio de melhor treinador de 2016, depois de ter guiado Portugal à vitória no Euro 2016.

Didier Deschamps, que viu a França perder nessa mesma final, também está incluído na lista de nomeados, tal como Chris Coleman, selecionador do País de Gales.

De resto, os outros sete treinadores orientaram clubes: Pep Guardiola (Bayern Munique/Manchester City), Jürgen Klopp (Liverpool), Luis Enrique (Barcelona), Mauricio Pochettino (Tottenham), Claudio Ranieri (Leicester City), Diego Simeone (Atlético Madrid) e Zinedine Zidane (Real Madrid).

A eleição do melhor treinador será realizada através de uma votação ponderada: 50% da decisão estará nas mãos dos capitães e selecionadores mundiais e os outros 50% serão divididos entre uma votação online no site da FIFA e uma votação de 200 jornalistas.

O mesmo processo será utilizado na eleição do melhor treinador do ano em futebol feminino, onde os nomeados são essencialmente selecionadores: Philippe Bergeroo (seleção francesa), Jill Ellis (seleção norte-americana), John Herdman (seleção canadiana), Silvia Neid (seleção alemã), Vera Pauw (seleção sul-africana), Pia Sundhage (seleção sueca), Oswaldo Vadão (seleção brasileira) e Martina Voss-Tecklenburg (seleção suíça). Gérard Prêcheur (Lyon) e Thomas Wörle (Bayern de Munique) são os únicos nomeados que treinam em clubes.

A lista das dez finalistas a melhor jogadora do ano será divulgada na quinta-feira, enquanto a lista de 23 candidatos masculinos será revelada na sexta-feira, dia em que começa a votação online para ambos os sexos. Os votos dos adeptos serão recolhidos até 22 de novembro e a cerimónia de entrega dos prémios será realizada a 9 de janeiro de 2017.