Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Fernando Santos no trio de finalistas para melhor treinador do mundo

O selecionador português é finalista na eleição da FIFA para treinador do ano, juntamente com Claudio Ranieri, do Leicester, e Zinedine Zidane, do Real Madrid

Expresso

FOTO TIAGO MIRANDA

Partilhar

Um português, um italiano e um francês entram na gala da FIFA, a 9 de janeiro, como finalistas do prémio de melhor treinador do mundo em 2016.

Fernando Santos, selecionador português, Claudio Ranieri, treinador do Leicester, e Zinedine Zidane, treinador do Real Madrid, formam o trio de finalistas à eleição, obtido depois da redução do número de candidatos, que estava fixado em 10 treinadores.

Fernando Santos levou Portugal à conquista do Euro 2016, Claudio Ranieri fez do Leicester o mais improvável campeão inglês das últimas décadas e Zinedine Zidane guiou o Real Madrid a mais uma conquista da Liga dos Campeões.

No futebol feminino, as treinadoras finalistas a melhor do ano são Jill Ellis, que conquistou o Mundial com os EUA, Silvia Neid, campeã olímpica com a Alemanha, e Pia Sundhage, selecionadora que foi finalista olímpica com a Suécia.

O treinador e a treinadora do ano serão eleitos através dos votos de selecionadores, dos capitães das seleções, de um grupo de jornalistas e do público em geral, no site da FIFA.