Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Nem Messi, nem Suaréz, Iniesta ou Piqué: à última hora, Barcelona decide faltar à gala da FIFA

Quarteto do Barcelona não estará em Zurique para a entrega dos prémios que vão distinguir os melhores do ano. Em comunicado, o clube diz que querer dar "prioridade ao jogo de quarta-feira frente ao Athletic Bilbao", para a Taça do Rei. Assim, tudo indica que Cristiano Ronaldo será mesmo o vencedor do galardão para melhor jogador de 2016

Lídia Paralta Gomes

David Ramos/Getty

Partilhar

Leo Messi, Luis Suárez, Iniesta e Piqué. Aqui está a lista dos principais ausentes da gala da FIFA desta tarde, que deverá coroar Cristiano Ronaldo como melhor jogador de 2016. O Barcelona divulgou esta manhã um comunicado em que explica que o quarteto não se deslocará a Zurique, na Suíça, já que a equipa quer dar prioridade “ao jogo de quarta-feira frente ao Athletic Bilbao”, a contar para a Taça do Rei e para o qual o clube catalão parte com desvantagem - perdeu na 1.ª mão por 2-1.

O Barcelona estará representado em Zurique pelo presidente Josep Maria Bartomeu, pelo vice-presidente Jordi Mestre, entre outros membros da direção. Jogadores é que nem vê-los, uma ausência que leva a crer que Cristiano Ronaldo será mesmo o vencedor do prémio.

De acordo com o diário “As”, o anúncio em cima da hora não caiu bem entre os responsáveis da FIFA e que por trás da decisão poderá estar um protesto pela decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que no final do ano reduziu a sanção imposta ao Real Madrid por contratação irregular de menores. Os merengues estavam proibidos de contratar durante duas janelas de mercado, mas o TAS ‘cortou’ a pena para apenas uma janela. Já o jornal "Marca" diz que o mau momento desportivo do Barcelona (empatou para o campeonato este fim de semana) é a principal razão para a falta de comparência.

Apesar da ausência dos jogadores, o Barcelona agradeceu os esforços do presidente da FIFA Gianni Infantino e da organização da gala para que o clube estivesse presente, expressando também “reconhecimento e apoio aos Prémios FIFA”.

Partilhar