Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Pelo menos 17 pessoas morrem na estreia do campeonato angolano de futebol

Há ainda 60 feridos. Entre vítimas estão crianças

Partilhar

Pelo menos 17 pessoas morreram e 60 ficaram feridas depois de terem forçado a entrada no Estádio Municipal 4 de janeiro, em Uíge, no norte de Angola. Os adeptos queriam assistir à partida inaugural do Girabola 2017, o campeonato de futebol angolano, que opunha o Santa Rita de Cássia ao Recreativo do Libolo.

Foi aos sete minutos de jogo que centenas de adeptos forçaram a entrada no estádio. Segundo a Agência Angola Press, muitas pessoas caíram e foram pisadas. O incidente terá levado à morte por asfixia de vários adeptos, incluindo crianças.

Entre os feridos, cinco estão em estado grave, informou o diretor-geral do hospital da procinvia de Uíge, Mije Ernesto.

O Santa Rita de Cássio é um clube recente, fundado apenas em 2015, chegado este ano pela primeira vez ao escalão principal nacional de futebol. Segundo o “Jornal de Angola”, uma equipa de inspeção esteve a avaliar as condições do Estádio 4 de janeiro na passada terça-feira. Apesar de o recinto ter sido considerado apto, foram deixadas algumas recomendações para serem resolvidas até ao dia do jogo, incluindo a abertura dos portões principais.

O Estádio é, segundo a mesma publicação, o único recinto com qualidade para receber jogos nacionais. Tem capacidade para cinco mil adeptos.