Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Bernardo Silva a ensinar português em França: o que é nacional é bom

Bernardo Silva entrou com o pé direito em 2017: foi eleito o melhor dos melhores da Ligue 1 pelo sindicato de jogadores de França

Vanessa Portugal

Bernardo Silva tem 22 anos e é internacional português

FRANCK FIFE/GETTY

Partilhar

À terceira é de vez. Na terceira época no Mónaco, Bernardo Silva já encantou os franceses. O internacional português de 22 anos foi considerado o melhor jogador do campeonato francês do mês de janeiro.

E não é para menos. É que em 36 jogos oficiais já marcou 8 golos e fez 7 assistências. Mas nos últimos jogos deu (ainda mais) nas vistas.

Fez o (seu primeiro) bis frente ao Marselha e salvou a sua equipa de uma derrota frente ao Paris Saint-Germain (jogo de estreia de Gonçalo Guedes), igualando a partida aos 93 minutos com um grande golo.

No encontro com o Lorient não marcou, mas ajudou na goleada (4-0) com uma assistência decisiva.

E os números não enganam: fazem do internacional português uma peça preciosa para o treinador do Mónaco, Leonardo Jardim, que esta época já guiou, para já, a equipa francesa à liderança do campeonato, com mais três pontos do que o PSG.

Esta é a primeira vez que Bernardo Silva levanta este troféu, que foi votado online, depois de uma lista selecionada pelo sindicato de jogadores franceses. O jogador formado no Benfica recebeu 38% dos votos, fà frente do seu colega de equipa, Ramadel Falcão (32%). O terceiro lugar ficou para o avançado do Lyon Alexandre Lacazette (30%).