Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Entre disparates e infidelidades, este é capaz de ser o pior dia da vida de Jiang Zhipeng

O jogador arrisca-se a uma sanção por comportamento indecoroso após ser apanhado num escândalo de infidelidade

Sónia Santos Costa

STRINGER

Partilhar

Pensa que está a ter um dia mau? Então pense duas vezes... A verdadeira definição de um péssimo dia surgiu ontem na vida de Jiang Zhipeng, o defesa do Guangzhou R&F. Horas depois de uma falha dentro de campo – que pode custar à China a ida ao Mundial de 2018 – a sua esposa pronunciou-se no Weibo (o equivalente ao Twitter na China) … e não foi para o consolar.

Um erro grave de Jiang no jogo de ontem contra o Irão, de Carlos Queiroz, fez com que a seleção chinesa saísse derrotada por 1-0. Nesta fase das qualificações para o Mundial de 2018, este resultado coloca a China numa posição na qual a Rússia é um sonho quase impossível.

Todo este contexto se agrava pela contratação, no final do ano passado, de Marcello Lippi (que está no top5 dos técnicos mais bem pagos do mundo futebolístico, apenas ultrapassado por José Mourinho), com o intuito de dar a volta aos maus resultados recorrentes da seleção.

Numa carta revestida de dramatismo e dirigida ao presidente da federação chinesa e a outras autoridades, Zhang Zhiyue (a esposa do defesa) implorou que o expulsassem da seleção e da equipa onde joga, por infidelidade. Ao clube? Não, no casamento...

Durante três anos e meio dos quatro que estivemos casados, teve outras mulheres. Está a tentar matar-me, apesar desta relação que já temos há décadas, escreveu Zhang na sua conta de Weibo.

Para além destas palavras amarguradas, Zhang reforçou ainda a sua posição expondo mensagens que descobriu, de cariz provocante, trocadas entre o jogador e uma amante, de nome Xiao Bing. Ameaçou também tomar medidas legais contra Jiang - justifica-se, já que, pelo que recordou, ela e a sua família ajudaram-no até a comprar a própria casa…

Aguardam-se, agora, as reações da federação e da equipa, que ainda não se pronunciaram perante o escândalo... Os casos recentes de sanções exemplares a jogadores chineses por comportamentos pouco dignos levam-nos a crer que Jiang não sairá impune desta infidelidade.

Mas desengane-se quem pensa que Jiang é o único adúltero no desporto chinês… Já no passado novembro, o melhor jogador de badminton de todos os tempos, Lin Dan, foi apanhado a marcar pontos no campo errado – enganou a sua mulher, grávida, com uma modelo– e esta revelação quase levou ao fim da sua carreira.

Partilhar