Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Os cinco meninos de ouro portugueses

Existem cinco jovens portugueses entre os nomeados para o prémio Golden Boy, atribuído pelo jornal "Tuttosport"

Sónia Santos Costa

CHRISTOF STACHE

Partilhar

Em 2016, o feliz contemplado com o galardão de jovem do ano foi Renato Sanches. Este ano, podemos voltar a trazê-lo (o prémio, não Renato) para Portugal.

Para além do médio do Bayern Munique (que tem estado a chamar a atenção da comunicação social local por passar demasiado tempo no banco) voltar a estar nomeado, há ainda quatro colegas compatriotas na lista dos potenciais vencedores: Rúben Neves, Rui Pedro, Diogo Dalot e José Gomes.

O FC Porto tem três pupilos na corrida ao prémio: o médio Rúben Neves, que já fazia parte da lista de nomeados no ano passado, e os seus colegas Rui Pedro e Diogo Dalot, da equipa B. O Benfica está também representado na lista, com José Gomes, o avançado de 18 anos natural da Guiné-Bissau, que também alinha mais pela equipa secundária do que pela principal.

Da lista completa (que ainda é bem longa), destacam-se os nomes de Donnarumma (AC Milan), Gabriel Jesus (Manchester City), Ousmane Dembelé (Borussia Dortmund) e Mbappé (Mónaco), todos eles sérios candidatos a arrecadar a estatueta deste ano. Entre alguns ex-golden boys estão o craque argentino Lionel Messi, Wayne Rooney, Pogba, Fàbregas, Agüero, Van der Vaart e também o Super Mario, Balotelli.

Esta é a 15ª edição do Golden Boy, prémio atribuído anualmente pelo diário desportivo italiano "Tuttosport" ao melhor jogador - com menos de 21 anos - a atuar na Europa. A lista alargada de nomeados está no site do jornal, onde todos podem votar no seu favorito (AQUI).

Partilhar