Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

E o jogador do ano em Inglaterra é...

Internacional francês N'Golo Kanté, do Chelsea, votado jogador do ano em Inglaterra. Dele Alli é melhor jovem e Lucy Bronze a jogadora do ano

Lusa

Kanté foi comprado pelo Chelsea, ao Leicester, no início da época

Laurence Griffiths/Getty

Partilhar

O futebolista internacional francês do Chelsea N'Golo Kanté foi votado jogador do ano da Liga inglesa pelos atletas da competição pelo segundo ano consecutivo, recebendo hoje o prémio numa cerimónia que homenageou David Beckham.

O médio, de 26 anos, tinha vencido o galardão em 2015/16, quando ajudou o Leicester a surpreender o mundo do futebol ao ser campeão, antes de se transferir no verão para o Chelsea, que lidera a 'Premier League' com quatro pontos de vantagem sobre o Tottenham a seis jogos do final do campeonato.

Kanté, que participou em 36 jogos e marcou dois golos esta temporada, ficou à frente do colega de equipa belga Eden Hazard, que ganhou o premio em 2015, e de um quarteto de avançados: o chileno Alexis Sánchez (Arsenal), o belga Romelu Lukaku (Everton), o sueco Zlatan Ibrahimovic (Manchester United) e o inglês Harry Kane (Tottenham).

Também pelo segundo ano consecutivo, o jovem médio ofensivo do Tottenham Dele Alli, internacional inglês de 21 anos, recebeu o prémio de jogador jovem do ano, ainda que não tenha sido considerado nas nomeações para jogador do ano.

Alli marcou 16 golos esta temporada, o mais alto número para um atleta que não jogue como avançado esta temporada, e fez ainda cinco assistências.

Lucy Bronze, do Manchester City, foi considerada a melhor jogadora do ano na liga feminina, com Jess Carter, do Birmingham, como melhor jovem atleta.

A cerimónia de entrega de prémios da Associação de Futebolistas Profissionais (PFA) homenageou ainda a antiga lenda do Manchester United David Beckham.

Aos 41 anos, o internacional inglês por 115 vezes, que passou ainda por Real Madrid, Los Angeles Galaxy e Paris Saint-Germain, que foi o seu último clube em 2014, recebeu o prémio de mérito da PFA.