Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Título espanhol ainda com um ponto de interrogação

A vitória no ' El Clásico' ajuda e muito o Barcelona, mas o conjunto de Luis Enrique ainda depende de uma escorregadela do Real Madrid para chegar ao 25.º título espanhol. Pelo meio, Messi voltou a brilhar - e já marcou 500 golos pelos catalães

Patrícia Gouveia

David Ramos

Partilhar

Golos, expulsões, momentos eletrizantes. Houve de tudo no clássico espanhol no Santiago Bernabéu.

O título espanhol está ao rubro depois do Barcelona de Messi ter ganho ao Real Madrid de Cristiano Ronaldo, ontem, nos últimos segundos da partida (3-2).

A classe e mestria do argentino permitiram aos catalães passarem para o topo da tabela com os mesmos pontos que os merengues e a cinco jornadas do final do campeonato, apesar do Real Madrid ter um jogo a menos, frente ao Celta de Vigo.

O protagonista do jogo foi mesmo 'La Pulga' que, além de ter bisado, marcou o segundo golo a 10 segundos de apito final do árbitro - o 500º pelo conjunto blaugrana.

Messi distancia-se assim de Bas Dost na corrida à Bota de Ouro, com 31 golos esta época, enquanto que o jogador do Sporting conta com 28 tiros certeiros. O avançado do Barça é também o jogador mais bem posicionado para ganhar o trófeu Pichichi (melhor marcador da Liga) no fim da época.

OSCAR DEL POZO

O menino de ouro do 'Barça' não marcava ao Real Madrid há mais de dois anos, ou seja, ficou em branco nos últimos seis clássicos espanhóis. Ontem redimiu-se e leva já 22 golos contra o Real Madrid e 12 deles foram em terreno madridista.

Após a eliminação da Liga dos Campeões na última semana, frente a Juventus, esta vitória do Barcelona era crucial para continuar a exercer pressão ao Real Madrid. Mas La Liga ainda está longe do fim.

Pela frente, os catalães ainda terão de enfrentar o Osasuna para a jornada 34 em Camp Nou. Depois são recebidos pelo Espanyol e regressam a casa para a jornada 36 frente ao Villarreal. Las Palmas e Eibar são as últimas equipas que o conjunto de Luis Enrique vai defrontar.

PIERRE-PHILIPPE MARCOU

Pelo lado do Real Madrid, há o jogo em atraso contra o Celta de Vigo e a equipa de Zidane vai ao campo do Desportivo no próximo jogo. No Bernabéu vão receber o Valência na jornada 35 e o Sevilla na jornada 37. Fora vão jogar contra o Granada e por fim com o Málaga.

Para o Barcelona pensar em mais um título espanhol, terá de esperar que o Real escorregue em algum dos seis jogos que ainda tem e, claro, os catalães têm obrigatoriamente de ganhar todas as partidas.