Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Presidente do Newcastle detido em operação do fisco no futebol inglês

Newcastle e West Ham foram dois dos clubes que receberam visitas surpresa, tendo sido "detidos vários funcionários do futebol profissional por suspeita de fraude fiscal e à segurança social"

Lusa

Rafa Benítez é o treinador do Newcastle, que assegurou recentemente a subida à Premier League, para a época 2017/18

Stu Forster/Getty

Partilhar

Uma ampla operação envolvendo 180 fiscais das finanças britânicas foi realizada hoje nos meios do futebol profissional no Reino Unido e em França e várias pessoas foram detidas, noticiou a agência France-Presse.

A imprensa britânica precisou que foram visados o West Ham e o Newcastle e que o presidente do Newcastle, Lee Charnley, foi detido.

A administração fiscal britânica explicou em comunicado que foram "detidos vários funcionários do futebol profissional por suspeita de fraude fiscal e à segurança social".

A operação incluiu buscas em vários locais, no Reino Unido e em França, nomeadamente "em locais do nordeste e do sudeste de Inglaterra", precisou.

A autoridade fiscal acrescentou que a congénere francesa está a "contribuir para a investigação" britânica, "tendo procedido a detenções e buscas em vários locais de França".

Recorde-se que a equipa do Newcastle, liderada por Rafa Benítez, garantiu esta semana o regresso à Premier League, ao derrotar o Preston por 4-1.