Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Tem 14 anos e estreou-se nos seniores do Steaua. E marcou um golo

Chama-se Ianis Stoica, tem 14 anos e fez história na quarta-feira à noite, na Roménia, ao estrear-se pelos seniores do Steaua de Bucareste, com um golo

Expresso

Ianis Stoica tem 14 anos e estreou-se pelos seniores do Steaua de Bucareste

DR

Partilhar

O homem do momento na Roménia nem sequer é bem um homem: é mesmo um rapaz, que ainda nem tem idade para conduzir. Aos 14 anos, Ianis Stoica estreou-se pelos seniores do FCSB - o Steaua de Bucareste -, na Taça da Roménia, e logo com um golo.

Com 14 anos, 10 meses e 13 dias - daqui a seis semanas fará 15 anos -, Stoica já é o goleador mais novo da história do Steaua, ao marcar o sexto golo, já nos descontos, da vitória (6-1) sobre o Sanatatea Cluj, na Taça.

"Jogo futebol desde os oito anos e a minha vida tem sido dedicada a isto. Às vezes treino duas vezes por dia", disse Ianis, filho de Pompiliu Stoica, ex-jogador do FCSB. "O sonho de todos os jogadores é jogar aqui e o meu pai explicou-me o quão difícil é representar esta camisola. Mesmo durante os treinos é difícil. E fazê-lo aos 14 é fantástico", acrescentou o jovem.

"Já sabia desde domingo que iria estar nos convocados desde jogo. Quando me disseram para ir aquecer, as minhas pernas fraquejaram. Foi um sonho, foi incrível. Podia escrever um livro sobre isto", gracejou.

No mesmo jogo, o Steaua também utilizou um jovem de 17 anos, Paul Szecui, e outro de 16 anos, Stefan Pacionel, mas foi o Viitorul a fazer mais história nesta eliminatória da Taça, uma vez que estreou o jovem Roberto Mălăele, com 14 anos, seis meses e 26 dias - ou seja, o jogador mais novo da história do futebol romeno.

Refira-se que, em Portugal, tal marca não seria possível pelos regulamentos, uma vez que um jogador jovem só pode subir dois escalões mais acima - ou seja, um iniciado só pode jogar, no máximo, nos juniores, mediante um exame médico especial, de sobreclassificação.