Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Olá, nós somos o Benevento e ninguém na história teve um arranque tão mau quanto o nosso

Formação italiana somou este domingo a 13.ª derrota em 13 jogos na Serie A. Nunca uma equipa das cinco principais ligas europeias tinha começado tão mal um campeonato

Lídia Paralta Gomes

Francesco Pecoraro/Getty

Partilhar

Jogava-se o minuto 90'+4 no estádio Ciro Vigorito, em Benevento, e os jogadores da equipa local já deviam respirar de alívio. Afinal de contas o 1-1 no marcador, frente ao Sassuolo, não sendo um bom resultado, evitava que a equipa do sul de Itália entrasse na história pelas piores razões.

Mas o karma é tramado e quando ataca, ataca com requintes de malvadez. Deve ser o que pensaram os jogadores do Benevento quando viram Federico Peluso a marcar o golo que tornou um empate numa derrota para a equipa da casa, a 13.ª em 13 jogos na Serie A, que torna o Benevento no clube com pior arranque de sempre entre as cinco principais ligas europeias.

Treze derrotas seguidas, número de azar, tal azar que talvez o Benevento, equipa conhecida por os stregoni, os bruxos em português, devesse consultar um ou dois deles. Com a derrota deste domingo, o Benevento ocupa um lugar na história que antes pertencia, com surpresa, ao Manchester United, que em 1930/31 começou a liga inglesa com 12 derrotas consecutivas.

Em outubro, o Benevento já se tinha tornado na equipa com pior arranque da Serie A, quando chegou às nove derrotas em outros tantos jogos, meses depois de ter causado sensação na Europa. Para chegar à principal liga do futebol italiana, o Benevento somou duas subidas de divisão seguidas, isto pouco mais de uma década depois do clube declarar bancarrota e começar de novo.

Coisas do além

Quando na última jornada o Benevento perdeu com a Juventus, o presidente do clube, Oreste Vigortio, muniu-se do esotérico para justificar o momento da equipa.

"A culpa é das influências malignas que sempre foram associadas a esta cidade… bruxas. Sim, é verdade, sou um homem supersticioso", garantiu Vigortio.

Verdade seja dita, a cidade de Benevento sempre foi conhecida pela "cidade das bruxas", devido aos rituais pagãos que supostamente ali se realizavam, uma lenda que nasceu no século 13.

Lenda ou não, a verdade é que por estes dias o Benevento parece, de facto, um pouco embruxado.